segunda-feira, 30 de junho de 2008

Carta aberta

Caro, Sr. Mário Rui Ventura [finta&remata],


O blog "O mais credível" é gerido por alunos de Comunicação Social que têm o objectivo de enveredarem no campo do jornalismo no futuro. O nosso blog tem como princípios fundamentais, nunca dar ao leitor conteúdo pouco coerente e falso. A veracidade é a melhor arma para sermos respeitados e é isso que nós, bloggers, queremos (não temos a palavra «credível» à toa).

A verdade é que o fenómeno dos blogs já não é novo, cada dia que passa surge algum novo. Uns são sobre assuntos verdadeiros, outros sobre mentiras, outros absurdos na sua maneira de ser, entre outros. Mas o leitor é que manda no meio disto tudo, ele é que sabe o que quer ler. Se não gostar de um certo blogue, tem a solução. Não ir lá.

Quanto ao nosso blogue, digo mais uma vez que basta ir ver alguns posts para se aperceber/em que não há nenhum atentado à veracidade que tanto respeitamos.

Obrigado, e até não gostamos muito de cogumelos.


O mais credível

E o novo Campeão Europeu é... Espanha




A Selecção de Nuestros Hermanos sagrou-se pela segunda vez na sua história, campeã europeia de futebol ao derrotar na final uma pragmática selecção alemã.
A Alemanha entrou melhor no jogo a mandar completamente nos primeiros 15 minutos de jogo. E quando todos esperavam uma Alemanha diferente dos outros jogos, uma Alemanha a mandar no jogo e a comandar todas as operações, a Espanha pegou no jogo e nunca mais perdeu o controlo da partida. A Espanha avisou primeiro ao minuto 23 com um cabeceamento ao posto de El Niño Torres, que ao minuto 33, com uma abertura do médio Xavi, meteu o turbo, passou Lahm e, com uma saída fora de tempo de Lehmann, picou a bola por cima das pernas do guardião alemão e marcou o primeiro e único golo do jogo.
Até ao final da partido só deu Espanha (a Alemanha só voltou a aparecer durante cinco minutos, após a entrada de Kevin Kuraniy, onde a defensiva espanhola ainda se adaptava ao novo esquema táctico alemão que passava a contar com dois pontas-de-lança).
A Espanha vence com toda a justiça o seu segundo título europeu, depois de ter organizado e vencido o Euro no longínquo ano de 1964.

Final do Europeu de 2008:
Alemanha 0 - 1 Espanha

JD

domingo, 29 de junho de 2008

Benfica sagra-se Bi-campeão!


O Benfica conquistou hoje à tarde frente ao Belenenses, o segundo campeonato nacional de futsal consecutivo.Numa final realizada à melhor de três jogos, foi preciso ir ao terceiro jogo para definir o vencedor desta época.
Na Luz, só houve golos na segunda parte, com o Benfica marcar primeiro, por Arnaldo (31'), mas o Belenenses levou o jogo para prolongamento, com um golo de Jardel aos 37 minutos.
No Prolongamento foi a vez de Ricardinho colocar a equipa de Beto Aranha na frente do marcador, mas Jardel bisou e voltou a colocar o jogo empatado.
Mas a equipa benfiquista não acusou o golo e Arnaldo fez também um bis, colocando de novo o Benfica na frente. A equipa do Restelo ainda voltou a tentar o empate, mas o pivôt brasileiro César Paulo fez mais um golo para os "encarnados" e pôs fim às esperanças do Belenenses, que chegou pela primeira vez a uma final do campeonato.

Resultado final: Benfica 4-2 Belenenses
RS

sábado, 28 de junho de 2008

Stoner triunfa em Assen


O actual campeão do mundo de MotoGP, Casey Stoner, venceu hoje em Assen, Holanda, a nona prova do mundial de velocidades.
Numa corrida bastante tranquila para Stoner, o jovem piloto australiano viu Pedrosa arrancar melhor no inicio da prova mas rapidamente ultrapassou-o para não mais deixar a frente da corrida. Pedrosa conseguiu um segundo lugar importante, que possibilitou ao espanhol passar para a frente do Mundial, com quatro pontos de vantagem sobre Rossi, que foi o azarado do dia.
Logo na primeira volta, Ill Doctore deixou fugir a traseira da mota e bateu em Randy de Puniet. Depois ainda voltou à prova e sem o apoio do pé do lado esquerdo, consegui ainda ultrapassar dois pilotos e ficar em 11º lugar no final.
Outro azarado do dia, foi o ex-campeão Nicky Hayden, que já com o novo motor de válvulas pneumáticas na sua honda, foi atraiçoado pelo maior consumo desde tipo de motor e ficou sem combustível, na última curva da última volta da corrida. Por sorte, ainda conseguiu acabar a prova em quarto, perdendo um lugar, neste caso o terceiro, para Colin Edwards.

Casey Stoner aproveitou a queda de Valentino Rossi para se aproximar da frente da classificação do Mundial, que após nove Grandes Prémios, encontra-se assim:

Pos. Rider Nation Team Points
1 Dani PEDROSA SPA Repsol Honda Team 171
2 Valentino ROSSI ITA Fiat Yamaha Team 167
3 Casey STONER AUS Ducati Marlboro Team 142



RS
fonte: motogp.com

Lá por Fora

O mercado de transferências anda por esta altura bastante movimentado, com algumas certezas e algumas suspeições.


O Barcelona contratou o jovem defesa uruguaio Martín Cáceres, nesta que foi a segunda contratação apresentada em dois dias, depois de no dia anterior ter sido apresentado Keita, proveniente do Sevilla.




Em Inglaterra também houve movimentações, com a contratação do Bolton de Johan Elmander, avançado de 26 anos, internacional sueco, que militava no Toulose, de França.

Para os lados de Milão, parece já haver acordo entre o Inter e Lampard, jogador que tem uma forte ligação com o novo treinador da equipa milanesa, José Mourinho, que colocou o internacional inglês na lista de prioridades.


RS

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Espanha - Alemanha na Final

A selecção espanhola não deu qualquer hipótese à Rússia. Os espanhóis foram fortes no colectivo e com uma enorme qualidade de posse de bola e passe, foi o suficiente para derrotar uma selecção russa que não mostrou o futebol que praticou os últimos jogos. O resultado final foi 3-0, golos de Xavi, Guiza e Silva.

E assim, a final do Euro 2008 é : Espanha vs Alemanha

Quem irá ganhar?
DJ

Caneira Oficial e Zé Castro alternativa a Grimi

Caneira oficializou ontem o seu regresso ao Sporting, tendo assinado um vínculo por quatro temporadas. Ao site do Sporting Caneira afirmou "Sinto-me verdadeiramente satisfeito com esta opção que tomei depois de me ter desvinculado do Valência. Tinha o sonho de voltar ao Sporting"

Por outro lado, surge a noticia no jornal Record, que Zé Castro poderá vir reforçar o clube leonino caso a transferência de grimi falhe. Recorde-se que o jogador português já tinha afirmado que queria abandonar o clube madrileno.

DJ

Alemanha na Final


A Alemanha é a primeira finalista do Euro 2008 ao derrotar a Turquia por 3-2. Os turcos voltaram a mostrar uma raça imensa, mas insuficiente para uma Alemanha fria, que não apresentou grande espectáculo neste campeonato e chega à sua 6º final de europeus.

Hoje será conhecido o seu adversário: Rússia ou Espanha?

DJ

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Real Madrid desiste de Ronaldo

O presidente do Real Madrid, Ramon Calderon, ontem afirmou "O Manchester United não quer negociar e que "não quero problemas com o clube inglês pois temos que ter muito respeito pelo proprietário dos direitos desportivos do jogador, que neste caso é o Manchester".

O presidente meregue também negou que o clube estaria disposto a pagar cem milhões de euros, como chegou a afirmar o treinador Bernd Shuster, que o clube pagaria o que for preciso para comprar Ronaldo. "O Real Madrid nunca pagará cem milhões de euros por quem quer que seja. É uma coisa que quero que fique muito clara."

Por outro lado, a imprensa espanhola continua a alimentar todo o tipo de especulações e garante que Cristiano Ronaldo irá ser apresentado dia 7 de Julho.

Cá estaremos para ver.

DJ

Balboa no Benfica

Javier Balboa deu esta manhã o “ok” a Rui Costa e será jogador do Benfica durante as próximas quatro temporadas. O jovem extremo de 23 anos nascido na Guiné Equatorial deixa o Real Madrid e muda-se de imediato para a Luz, onde irá reencontrar Quique Flores, com quem trabalhou nas camadas jovens do campeão de Espanha.

Balboa joga pelas alas, pode fazer o lado direito ou esquerdo, e é assim o terceiro reforço confirmado no Benfica 2008/09, depois de Ruben Amorim e Yebda.

In: Record

domingo, 22 de junho de 2008

Espanha Segue em Frente


Espanha Segue em frente após derrotar a campeã do mundo Itália nas grandes penalidades.

Grande jogo das meias-finais em perspectiva: Espanha - Rússia

Arshavin manda Holanda para casa



Espectacular jogo do colectivo russo e em evidência Arshavin, foi o "suficiente" para eliminar a Holanda, aquela que goleou a itália e a França.

Resultado final: 3-1 a.p.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

E a partir de hoje, o Euro já não interessa...

Image and video hosting by TinyPic

Portugal perde injustamente 3-2 com uma Alemanha que rematou apenas 5 vezes à baliza de Portugal.
O primeiro golo surgiu aos 22 minutos de jogo numa jogada pela esquerda do ataque alemão, com Podolski a fugir a Bosingwa e Pepe e a cruzar para a área, onde Schweinsteiger encosta para a baliza de Ricardo. Na jogada seguinte, aos 26 minutos de jogo, livre marcado pelo mesmo Schweinsteiger, onde Klose de cabeça aumenta o marcador. Ricardo mal na fotografia ao ficar a meio caminho, entre a bola e o jogador alemão. Aos 40 minutos, renasce a esperança de Portugal com o Golo de Nuno Gomes (que hoje atingiu a historica marca de 14 jogos em Europeus e alcançou o 6º golo em Campeonatos da Europa). Simão lança Ronaldo sobre a esquerda que remata de pé esquerdo e Lehmann a defender, a bola sobra para Nuno Gomes que de pé esquerdo reduz o resultado.
A 2ª parte começou bem para Portugal a jogar rápido e a ter algumas oportunidades de visar a baliza alemã, mas quem voltou a marcar foi a Alemanha numa jogada a papel químico do 2º golo. Livre batido por
Schweinsteiger, com Ballack a desviar a bola de cabeça para o fundo da baliza lusa. Ricardo fica de novo muito mal na fotografia ao falhar mais uma vez a saída a um cruzamento.
Portugal partiu então para cima do adversário mas apenas aos 87 minutos de jogo voltava a marcar através de Hélder Postiga. Cruzamento da esquerdo do ataque luso com o ponta-de-lança recém contratado pelo Sporting, entre os centrais alemães, tem u mcabeceamento certeiro para o fundo da baliza.
Até final do jogo, a Alemanha limitou-se apenas a defender (ainda mais do que vinha fazendo!), e com muito anti-jogo (que começou ainda na primeira-parte!), e com a ajuda do árbitro
Peter Frojdfeldt, conseguiu levar a sua avante e seguir para as meias-finais.
Mas Portugal bem se pode queixar da arbitragem: muitas faltas sobre jogadores portugueses que não foram assinaladas; agressão de Friedrich sobre Ronaldo que o árbitro não viu; e ainda um penalty por assinalar na primeira-parte a favor da Selecção de todos nós.

Golos do jogo:

Portugal 2 - 3 Alemanha


JD


Mensagem aos leitores: Apesar da eliminação, O Mais Credível continuará a apoiar incondicionalmente a Selecção Nacional e tem orgulho no trajecto que a Selecção efectuou neste Europeu. O quartos-de-final são um "prémio" demasiado pequeno para uma Selecção que praticou um futebol vistoso, que impressionou todo o Mundo.
Parabéns Portugal! Viva Portugal!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Rússia consegue apuramento!


A Rússia fez o seu melhor jogo desde que começou o Euro e com uma exibição de luxo de Arshavin, conseguiu vencer a Suécia e qualificar-se para os quartos-finais.
A Suécia precisava apenas de um empate mas cedo se viu que a noite iria ser complicada para os suecos, que apresentaram um Ibrahimovic limitado. Pavlyuchenko fez o primeiro golo aos 24 minutos e já na segunda parte (50'), a estrela Arshavin fez o resultado final de 2-0.


No outro jogo, nada de relevante havia em causa. A Espanha, vencedora do grupo, apresentou uma equipa secundária frente à Grécia que, já eliminada, apenas queria defender a sua honra e deixar uma melhor imagem neste seu último jogo.
Os gregos puseram-se à frente aos 42 minutos, através de um golo do ponta-de-lança Charisteas, neste que foi o único golo da selecção helénica no Europeu. Mas a Espanha apresentou um jogo de melhor qualidade na segunda parte e conseguiu dar a volta ao resultado. De La Red (61') e Güiza (88') fizeram os golos espanhóis. 2-1 foi o resultado final.


Golos:


RÚSSIA 2-0 SUÉCIA

GRÉCIA 1-2 ESPANHA



Grupo D - 3ª Jornada:

LugarEquipaJVEDGolosPontos
1 º Espanha33008 - 39
2 º Rússia32014 - 46
3 º Suécia31023 - 43
4 º Grécia30031 - 50

terça-feira, 17 de junho de 2008

Itália segue em frente!

Grupo C - Jornada 3





Holanda alinhou com uma segunda equipa e foi suficiente para deitar por água o sonho da qualificação da selecção romena. Klas-Jan Huntelaar marcou aos 54 minutos após cruzamento da direita e já perto do fim, Van Persie fez o 2-0 num remate com o pé esquerdo.

Já os campeões do mundo derrotaram a França por claros 2-0, qualificando-se para os quartos-de-final. Pirlo marcou de penalty e De Rossi de livre. Assim, a favorita França é eliminada da competição.


Golos:

Holanda 2-0 Roménia
Itália 2-0 França


Lugar Equipa J V E D Golos Pontos
1 º Holanda 3 3 0 0 9 - 1 9
2 º Itália 3 1 1 1 3 - 4 4
3 º Roménia 3 0 2 1 1 - 3 2
4 º França 3 0 1 2 1 - 6 1

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Portugal - Alemanha nos Quartos!


Grupo B - 3º Jornada




A selecção alemã não vacilou e garantiu a presença nos quartos-de-final após vencer a anfitriã Áustria por 1-0. O golo foi marcado por Ballack, na execução perfeita de um livre. Alemanha será assim, o adversário de Portugal na próxima quinta-feira.

Quanto ao outro jogo do grupo, a já apurada Croácia ganhou a Polónia por 1-0, golo de Klasnic.

Golos:

Áustria 0 - 1 Alemanha
Croácia 1 - 0 Polónia


Lugar Equipa J V E D Golos Pontos
1 º Croácia 3 3 0 0 4 - 1 9
2 º Alemanha 3 2 0 1 4 - 2 6
3 º Áustria 3 0 1 2 1 - 3 1
4 º Polónia 3 0 1 2 1 - 4 1

Turquia triunfa em jogo épico!

A Turquia conseguiu a qualificação para os quartos-de-final naquele que foi o jogo ante agora o jogo mais frenético do Euro 2008. A República Checa entrou com maior garra e adiantou no marcador aos 34 minutos através de um cabeceamento do gigante Koller. Plasil aumentou a vantagem checa na segunda parte e parecia ter acabado com o jogo.
A equipa checa parecia ter “adormecido” e a Turquia aproveitou para reduzir aos 75’ com um golo de Arda Turan, e veio revolucionar o jogo. Um possível golo do empate por parte dos turcos levaria o jogo a penalties (nova regra da UEFA em caso de empate de pontos entre ambas as equipas, caso se possam qualificar).
A Turquia foi à “luta” e consegui em dois minutos um verdadeiro “milagre”. Nihat aproveitou um erro de Cech para fazer o empate aos 87 minutos. Aos 89’, o avançado do Villarreal pôs a Turquia nos quartos com um golo de belo efeito.
A selecção checa foi assim eliminada de forma frustrante para todos os jogadores, que acabaram por pagar pelo relaxamento precipitado no jogo.


Portugal apresentou no jogo com a Suiça, já eliminada, várias alterações no “onze” base, mantendo-se apenas Ricardo, Pepe e Paulo Ferreira.
Um jogo fraco, arbitragem fraca, foi este o cenário que levou a uma vitória helvética, que aproveitou uma apatia portuguesa e também os vários erros de arbitragem por parte de Konrad Plautz, árbitro austríaco, que realizou uma péssima exibição. Os golos do jogo foram apontados pelo número 10 suíço, Hakan Yakin, aos 71’ e 83’ (gp).


Golos:

TURQUIA 3 - 2 REPÚBLICA CHECA

SUÍÇA 2 - 0 PORTUGAL


GRUPO A - 3ª JORNADA:

LugarEquipaJVEDGolosPontos
1 º Portugal32015 - 36
2 º Turquia32015 - 56
3 º Suíça31023 - 33
4 º Rep. Checa31024 - 63

RS

sábado, 14 de junho de 2008

Nuestros Hermanos nos quartos!

A Espanha venceu hoje a Selecção da Suécia por 2-1, no Estádio Tivoli situado na cidade de Innsbruck, Áustria. A Espanha adiantou-se no marcador ao 15' de jogo por intermédio de El Niño Torres na sequência de um canto marcado por Silva. A Suécia não consentiu o golo e partiu para cima do adversário, chegando à igualdade aos 35' por intermédio do avançado Ibrahimovic numa jogada onde teve duas oportunidades de rematar à baliza acertando apenas na segunda vez, mas eficazmente. Na 2ª Parte apenas a Espanha tentou chegar à vitória, conseguindo o golo apenas em períodos de descontos, aos 92' por intermédio de David Villa que demonstra estar em grande forma neste Europeu. A Selecção espanhola juntou-se assim às Selecções de Portugal, Croácia e Holanda já qualificadas para os Quartos-de-Final da competição.

No outro jogo do dia, disputado no Estádio Wals-Siezenheim, em Salzburgo, Áustria, a Rússia eliminou a ainda Campeã Europeia Grécia por 1-0. O único golo do jogo surgiu ainda na 1ª Parte, aos 33' por intermédio de Zyrianov. Cruzamento de Bilyaletdinov para a área grega, Nikopolidis fica de novo mal na fotografia, saindo em falso, Semak executa o pontapé-de-bicicleta para o centro da área onde Zyrianov, completamente solto, encosta para as redes.
Com este resultado, a Espanha assegurou o 1º lugar no Grupo D e espera agora confortavelmente pelos resultados do Grupo C para saber qual o adversário que irá defrontar na próxima ronda do Europeu.



Golos da 2ª Jornada do Grupo D:

Suécia 1 - 2 Espanha

Grécia 0 - 1 Rússia


JD

LugarEquipaJVEDGolosPontos
1 º Espanha22006 - 26
2 º Suécia21013 - 23
3 º Rússia21012 - 43
4 º Grécia20020 - 30

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A Laranja Mecânica está de volta!

Antes de mais, devo dizer que é um grande prazer para mim colaborar com este blogue. Muito obrigado desde já pelo convite que me foi endereçado e podem contar com informação credível da minha parte e da parte dos meus companheiros. Passando agora ao que interessa...


A Holanda voltou a mostrar hoje que é uma forte candidata a vencer a final deste Europeu de 2008 ao vencer (e convencer) a Vice-Campeã do Mundo, França, por uns esclarecedores 4-1, num jogo disputado em Berna.
O primeiro golo do jogo surgiu logo aos nove minutos de jogo na sequência de um canto, Dirk Kuyt, avançado do Liverpool, inaugurou o marcador e colocou a Holanda a vencer. Este resultado manteve-se até ao intervalo. Já na 2ª parte, aos 59 minutos, Robin van Persie dilata o resultado para a Holanda depois de uma jogada de Robben pelo flanco esquerdo. Aos 71 minutos, a França reduz a distância no marcador com um golo de Thierry Henry. No minuto e jogada seguintes, a Holanda volta a marcar por intermédio de Robben aumenta a distância no marcador para 3-1. Até ao final, a França tentou reduzir de novo a vantagem holandesa, mas foi a Laranja Mecânica que voltou a marcar, já em minutos de desconto, desta vez através de Sneijder, num grande golo do atacante holandês.
Com um futebol rápido e apoiado, de remate fácil e bastante eficaz, a Laranja Mecânica que atormentou (e fascinou) o Mundo do Futebol durante a década de 80, parece estar de volta e para conquistar este Europeu.

No outro jogo da tarde, disputado em Zurique, Itália e Roménia empataram a uma bola. A Roménia adiantou-se primeiro no marcador: aos 55 minutos de jogo, Adrian Mutu aproveitou um mau atraso do defesa italiano Zambrotta e inaugurou o marcador. No minuto seguinte, a Itália responde com um golo de Panucci, na sequência de um canto.
A grande figura do encontro acabou por ser Buffon. O guarda-redes italiano defendeu de forma espectacular, uma grande penalidade marcada por Mutu aos 81 minutos de jogo.
Com este resultado, as coisas ficam feias para a Itália, que se quiser seguir em frente neste Europeu, tem obrigatoriamente de vencer a França e esperar que a Roménia não vença a Holanda. Tal como a Itália, a França tem de vencer a congénere italiana se quiser continuar no Europeu e esperar que a Roménia não vença.


Golos da 2ª Jornada do Grupo C:

Itália 1 - 1 Roménia

Holanda 4 - 1 França

JD

LugarEquipaJVEDGolosPontos
1 º Holanda22007 - 16
2 º Roménia20201 - 12
3 º França20111 - 41
4 º Itália20111 - 41

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Croácia mostra o seu valor!

A Croácia conseguiu vencer por duas bolas a Alemanha, um dos principais favoritos à vitória do Europeu. Srna (26') e Olic (62') marcaram para os croatas, Podolski ainda deu alguma esperança à selecção germânica, ao reduzir aos 79 minutos, mas não chegou para evitar a primeira derrota dos alemães no Euro 2008.
Este resultado pode colocar a Alemanha na rota de Portugal, já que uma possível qualificação dos germânicos só pode ser feita através da obtenção do segundo lugar, sendo desta posição que sai o adversário de Portugal nos quartos-de-final.

Mais tarde, jogaram Polónia e Áustria, que ainda sonham com um possível apuramento, empate a um golo foi o resultado final.
O naturalizado Guerreiro colocou a a selecção polaca na frente aos 30 minutos mas a Polónia não conseguiu acalmar a vontade austríaca que pecou na finalização, com os avançados a mostrarem-se pouco certeiros.
Foi já no período de descontos que a Áustria chegou ao empate, através de um grande penalidade apontada pelo veterano Ivica Vastic (93').


Golos 2ª jornada Grupo B:

Croácia 2-1 Alemanha

Áustria 1-1 Polónia


LugarEquipaJVEDGolosPontos
1 º Croácia22003 - 16
2 º Alemanha21013 - 23
3 º Áustria20111 - 21
4 º Polónia20111 - 31


PM

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Portugal garante apuramento!


Portugal venceu por 3-1 a República Checa na 2ª jornada do Grupo A. Deco adiantou Portugal mas pouco depois os checos empataram através de Sionko. Mas um segunda parte mais consistente por parte da selecção portuguesa teve os seus "frutos" com o golo de Ronaldo, a passe de Deco, o melhor em campo. Já nos descontos e após um cobrança de falta rápida, o número 20 português isolou Cristiano Ronaldo que "deu" a bola a Quaresma e este empurrou para a baliza, confirmando assim a vitória lusitana.

No outro jogo do Grupo A, a Turquia bateu por 2-1 a Suíça, o que permitiu a Portugal garantir desde já o apuramento para os quartos-de-final, quando ainda falta uma jornada para disputar.


Golos da Jornada 2 do Grupo A:

Rep.Checa 1 - 3 Portugal


Suíça 1-2 Turquia


fonte videos: tvgolo.com

terça-feira, 10 de junho de 2008

EURO 2008 - Grupo D

Grupo D - 1º jornada

Espanha 4-1 Rússia

A vizinha Espanha confirmou o seu favoritismo ao vencer por claros 4-1 a selecção russa que não conseguiu mostrar um futebol atraente. A estrela do jogo foi sem qualquer dúvida David Villa que apontou o primeiro Hattrick do campeonato.

Golos:

1-0 David Villa 20'


2-0 David Villa 45'


3-0 David Villa 74'


3-1 Roman Pavlyuchenko 86'


4-1 Cesc Fàbregas 90'+1


Grécia 0-2 Suécia

A campeã da Europa cai aos pés dos suecos. A equipa grega jogou da forma que nos habitou, muito defensiva, abusando da circulação de bola entre os 3 centrais. Só uma grande estrela como Ibrahimovic conseguiu abrir a vitória para os nórdicos.

Golos:

0-1 Zlatan Ibrahimovic 65'


0-2 Petter Hansson 72'


Equipa Pts J V E D GM GS
Espanha 3 1 1 0 0 4
1
Suécia 3 1 1 0 0 2 0
Rússia 0 1 0 0 1 1 4
Grécia 0 1 0 0 1 0 2


Actualidade Clubística

Sporting
  • Sporting sagra-se campeao de Iniciados, tendo empatado no seixal com o Benfica [1-1]
  • Miguel Veloso não esconde que jogar no Milan é um sonho.
  • Grimi continuará no Sporting.
  • Caneira ainda à espera para ter reunião com Valência.
  • Júnior Bruno Matias interessa ao Valência mas dá prioridade aos leões.
  • Atlético do Cacém será o primeiro adversário dos leões na pré-temporada, na Academia, no dia 12 de Julho.
Benfica
  • Quique Flores quer Soldado do Real Madrid.
  • Cristian Rodríguez ainda em negociações. Decisão no final da semana.
  • Rapid Bucareste de José Peseiro interessado em Moreira.
  • Defesa Central do Fluminense Thiago Silva vê com bons olhos a ida para o Benfica.
Porto
  • Audiência com a UEFA relativamente ao processe de exclusão do Porto na Liga dos Campeões é sexta feira 13.
  • Mariano González vai continuar no Porto por mais 3 épocas.
  • Valência disposto a dar 10 milhões por Raul Meireles.
Nacional
  • Wênio[Marítimo] assina pelo Guimarães.
Internacional
  • Laszlo Böloni assinou contrato com o campeão belga Standard Liège.
  • River Plate campeão argentino com Buonanote em destaque.
  • Zico abandona Fenerbahçe.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

EURO 2008 - Grupo C

GRUPO C - 1º Jornada

Holanda 3-0 Itália

Aí está o grupo da morte. Nesta 1º jornada surge o primeiro resultado desnivelado, logo no jogo do dia, entre a Holanda e a campeão do mundo Itália, que os holandeses venceram por claros 3-0.

Golos:

1-0 R.van Nistelrooy 26'


2-0 W.Sneijder 31'


3-0 G.van Bronckhorst 79'



Reacções:

Buffon: Pedimos desculpa aos adeptos. Espero uma reacção imediata da equipa, em nome do nosso orgulho. Esta noite realizamos o pior jogo desde que estou na selecção. E já cá estou há 12 anos...”

Sneijder: "
Não podemos ser levados pela euforia. Ainda não conseguimos nada, uma vez que o nosso grande objectivo é chegar à final...Os nossos adeptos vão festejar o nosso triunfo, mas os jogadores têm de se manter concentrados para conseguir mais sucessos”

Donadoni: "
Começámos mal esta partida e conseguimos acabar ainda pior. Fizemos inúmeros erros e, naturalmente, pagámos por isso. Mas, esta é uma história antiga...Este jogo já passou. Agora, temos é de estar devidamente concentrados para o embate com a Roménia que será uma autêntica final"

Van Basten: "É um resultado fantástico, histórico. Vencer por 3-0 aos campeões do Mundo, jogando um futebol total durante os 90 minutos, não acontece todos os dias...Estivemos uma prestação verdadeiramente colectiva. Seria incapaz de citar o nome de um jogador que tivesse estado mal, estivemos incríveis"

Curiosidades:

- A Itália nunca tinha sofrido mais de dois golos na fase final de uma fase final de um campeonato da Europa;

-Ao fim de 30 anos, a Holanda conseguiu finalmente voltar a ganhar à Itália. Desde 21 de Junho de 1978 não vencia os italianos.


França 0-0 Roménia


No outro jogo do grupo, a favorita crónica França não foi além de um 0-0 que premiou a selecção romena.

Reacções:

Victor Piturca: "A França já não está ao nível que estávamos habituados, por isso o nosso objectivo era conseguir os três pontos. De qualquer forma, têm ainda muitos bons jogadores, ainda que alguns estejam a envelhecer. É certo que têm experiência, mas talvez estejam cansados das grandes competições"

Raymond Domenech: "Sabíamos que o grupo seria complicado e que a Roménia não está aqui para facilitar a vida aos adversários. Não conseguimos impor o nosso ritmo e falhámos muitos passes. Nada está decidido. Temos mais dois jogos para disputar, seis pontos para somar e é preciso dar a volta. Não sou pessimista, antes pelo contrário. Sei que a qualificação pode vir a definir-se no goal-average."


Equipa Pts J V E D GM GS
Holanda 3 1 1 0 0 3 0
França 1 1 0 1 0 0 0
Roménia 1 1 0 1 0 0 0
Itália 0 1 0 0 1 0 3


Euro 2008 - Grupo B

Grupo B - 1º Jornada

A Alemanha venceu a Polónia na 1ª jornada do grupo B, com dois golos de Podolski. A Croácia também venceu no seu primeiro jogo, frente à Áustria, com um golo logo aos quatro minutos de jogo, marcado por Modric através de grande penalidade.

GOLOS:

Austria 0-1 Croácia


Alemanha 2-0 Polónia





videos fonte: tvgolo.com

Equipa Pts J V E D GM GS
Alemanha 3 1 1 0 0 2 0
Croácia 3 1 1 0 0 1 0
Áustria 0 1 0 0 1 0 1
Polónia 0 1 0 0 1 0 2

PM

domingo, 8 de junho de 2008

EURO 2008 - Grupo A - Portugal entra a ganhar

Grupo A - 1º Jornada

Portugal 2-0 Turquia



Suiça 0-1 Rep.Checa




Equipa
Pts J V E D GM GS


Portugal
3 1 1 0 0 2 0


Rep. Checa
3 1 1 0 0 1 0


Suíça
0 1 0 0 1 0 1


Turquia
0 1 0 0 1 0 2

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O Europeu de Futebol

O Europeu de Futebol tem sido desde o seu início em 1960 um palco de grandes emoções e até a este Euro 2008, já foram dez os países que receberam a maior competição da UEFA, com a França, Itália e Bélgica a serem os únicos países a terem recebido o Europeu por duas vezes.
A União Soviética, grande força política e futebolística, foi a primeira selecção vencedora, numa fase final de Euro onde apenas participaram quatro equipas (facto esse que se prolongou até 1980). A final do Europeu, disputado em França, foi ganha frente à Jugoslávia, uma das melhores equipas da altura.
A mesma União Soviética, repetiu a presença no Euro seguinte, em 1964, mas não teve a mesma sorte, ao ser batida pela selecção local, a Espanha, que venceu o seu único título europeu de selecções na única vez que organizou o evento. Seguiu-se o primeiro Euro italiano, com a selecção nacional do país organizador a ser novamente a vencedora da competição. A Itália de Dino Zoff, ícone do futebol mundial, venceu a Jugoslávia, na única final disputada em duas mãos, devido ao empate no primeiro jogo e de não existir na altura o desempate por prolongamento.
O Euro de 1972, que teve a Bélgica como organizadora, foi ganho pela Alemanha (Ocidental) num jogo frente à União Soviética, que, em quatro finais, esteve presente em três. No Euro 1976, na Jugoslávia, foi a Checoslováquia a mais forte na final contra a Alemanha, numa final decidida nos penalties. A Alemanha, que teve o actual treinador do Real Madrid Bernd Schuster na equipa, completou o ciclo de três finais consecutivas no Europeu seguinte, realizado em 1980 na Itália, com uma vitória frente à Bélgica, selecção que esteve pela única vez numa final do campeonato.

O ano de 1984 trouxe Portugal aos grandes palcos europeus, neste que foi o primeiro Europeu para a selecção das quinas. A fantástica campanha portuguesa só foi parada pela França, país anfitrião do europeu, que comandada por Platini, venceu Portugal nas meias-finais e chegou à final, onde bateu a Espanha.
Em 1988, a selecção holandesa, que marcou uma geração de talentos como Gullit ou Van Basten, venceu na final a União Soviética. A Alemanha, país anfitrião, falhou a final, neste que foi o único europeu realizado pelo país.
O europeu “sueco”, em 1992, trouxe várias surpresas e uma delas foi o país que acabou por ganhar a competição. Falo da Dinamarca, país que ocupou a vaga deixada pela desclassificação da Jugoslávia por parte da UEFA, que se encontrava em guerra. A selecção dinamarquesa que contava com Peter Schmeichel ou Brian Laudrup, fez um europeu muito regular e conseguiu chegar à final, onde derrotou a Alemanha, já unificada.
O Euro 1996 trouxe de novo Portugal às fases finais, facto que não acontecia desde 1984. Inglaterra foi o país anfitrião de um europeu que teve como finalistas as selecções da Alemanha e da República Checa, com a selecção bávara a ser mais forte e a conquistar aquele que foi o seu terceiro título europeu. De recordar que a Alemanha é a campeã de títulos europeus, três, e recordista de finais disputadas, cinco.
Em 2002 houve uma novidade relevante, o Europeu foi pela primeira vez organizado por dois países, Bélgica e Holanda. A selecção portuguesa realizou mais uma vez uma grande campanha, mas “caiu” novamente aos pés da França, que contava com Zidane, curiosamente nas meias-finais, tal como tinham acontecido em 1984. A selecção francesa venceu a final frente à Itália no prolongamento, através de um golo de ouro, apontado por David Trezeguet.

Portugal foi o anfitrião do último europeu realizado, em 2004, numa fase final que trouxe ainda mais surpresas. A Grécia, selecção que participava pela primeira vez num Europeu venceu Portugal no jogo inicial do europeu e rapidamente se tornou na surpresa da competição. Depois de se terem cruzado na fase de grupos, Portugal e Grécia acabaram por se encontrar na final do Euro 2004. A final teve um só golo e foi marcado pelos gregos, Angelos Charisteas foi o herói helénico ao ser o marcador. Portugal falhou a possibilidade de ser campeão europeu em sua “casa” mas conseguiu o mérito de alcançar pela primeira vez a final de um campeonato europeu.
Agora é a vez do Euro 2008, organizado pela Áustria e Suíça, e prevê-se mais surpresas, com Portugal a ser um dos favoritos a vencer a competição.

RS


Os 10 melhores golos das fases finais dos campeonatos Europeus segundo a BBC

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Os novos orgãos de comunicação social

Desde já deixem-me que expresse a minha felicidade pelo facto de O mais credível ter tido a amabilidade e gentileza de me ter convidado a participar neste seu novo projecto que tem como base princípios e ideias que me acompanham diariamente na minha vida. Não podia concordar mais que nos dias que correm, é sem dúvida fundamental e inevitável ser credível.

Todos os dias surgem-nos inúmeras informações, ou se preferirem "notícias", totalmente falsas, veiculadas nos meios de comunicação. O que me desagrada mais é o facto de essas mesmas identidades de informação, que possuem estatutos, códigos e regras que inevitavelmente têm que seguir à risca, pois é o seu papel e obrigação como tal, com o objectivo principal de informar o seu público alvo. O que acontece na actualidade é que os meios de comunicação agarram-se imediatamente a questões infundadas, os chamados rumores, sem irem minimamente às fontes nem ao encontro dos protagonistas nem às identidades em questão. Nessas notícias que não passam de especulações falaciosas que só vêm denegrir uma instituição – o jornalismo.

Apelo seriamente à reflexão séria e consciente por parte destes senhores detentores do poder da comunicação, que tanto orgulham-se de informar factos que não passam de rumores ou notícias improvisadas se preferirem, que têm como característica principal, o facto de não possuírem veracidade. De relembrar que uma noticia é a narração de um facto em concreto. O que estamos a assistir é a um crescimento em grande escala de sites e blogues de cariz informativo, dizem eles, que só me vêm me dar razão, dando destaque a noticias que de verdade têm bastante pouco.


Deve-se assim, a meu ver, repensar e reformular as prioridades deste tipo de órgãos de comunicação social emergente no nosso país, mas também no nosso mundo cada vez mais globalizado, onde a principal característica desta nova ocupação jornalística pouco eloquente e séria, dá a oportunidade de até um simples cidadão anónimo, sem qualquer tipo de formação académica para esta função e trabalho, fazer de facto, o papel de um jornalista, que investiu muitos anos a adquirir conhecimentos e ensinamentos para vir mais tarde a aplicá-los no seu meio profissional ao serviço da sociedade.


A conclusão que se pode retirar, é que francamente parece que estamos a ingressar num monopólio sem saída de informação falaciosa e enganadora que só vem desvirtuar o jornalismo em Portugal e desmotivar os aspirantes sérios a esta profissão.

Uma coisa posso-vos garantir – Isto não é Credibilidade.
DJ

terça-feira, 3 de junho de 2008

O verdadeiro blog íntegro

Este novo blog têm como propósito mostrar que se pode fazer jornalismo de qualidade, quando na verdade existirem fontes para provar o que é escrito. Muitos são os blogues que tentam dar ao internauta uma falsa realidade, sem usar qualquer tipo de fontes. Meus amigos, isso não é jornalismo, é pura ficção de mentes criadoras.
O nosso blog não transmite informação sem ter a certeza absoluta de que as nossas fontes são credíveis e não irá dar ao leitor falsas leituras, mas sim jornalismo profissional.

Acreditamos que a credibilidade, imparcialidade e coerência, quando juntas, são os passos certos para garantir a qualidade do jornalismo e para assegurar que o leitor está a ler o que realmente acontece.

RS