domingo, 22 de março de 2009

Vitória Épica

A Selecção Portuguesa de Râguebi foi ontem a Bucareste vencer a selecção da casa por 21-22. Este resultado seria normal não fosse o facto de ser apenas a segunda vitória d'Os Lobos sobre a Roménia (a primeira aconteceu em 22 de Fevereiro de 2003, por 16-15), e a primeira no terreno do adversário.

Na 5ª jornada no grupo de apuramento para o Mundial de 2011, a disputar na Nova Zelândia, Portugal deslocava-se à capital romena para defrontar a selecção da casa, que havia mudado de treinador cinco dias antes.

Um jogo que se esperava de dificuldade extrema, e tal veio a verificar-se, pois Portugal foi para o intervalo a perder por 15-6.

Mas Tomaz Morais, que tem vindo a ser inexplicavelmente contestado, moralizou os seus pupilos, que partiram para uma vitória histórica em terrenos alheios. A cinco minutos do fim, Portugal perdia por 9-21, mas Os Lobos conseguiram reduzir para 15-21, e nos instantes finais da partida, quais Lusitanos liderados por Viriato, Portugal encostou a selecção romena às cordas, e com um grande ensaio Juan Severino reduz a diferença no marcador, e coloca nos pés de Pedro Cabral, a possibilidade de uma vitória histórica. O português, mesmo com toda a pressão, não falhou a conversão da penalidade, e garantiu uma vitória que tem tanto de épica como de histórica para as cores portuguesas.

Com esta vitória, Portugal subiu ao 2ª lugar do grupo, com 12 pontos, a dois do primeiro classificado, a Geórgia.

JD

sábado, 21 de março de 2009

Benfica conquista a Taça da Liga


O Benfica conquistou esta noite a segunda edição da Taça da Liga, depois de bater a equipa do Sporting nos penalties (3-2), depois de nos 90 minutos as duas equipas terem empatado 1-1.
Um jogo com várias incidências e muita agressividade de um lado e de outro, foi a equipa do Benfica a criar o primeiro lance de perigo, Nuno Gomes a não conseguir bater Tiago, guardião sportinguista. Liedson também teve o golo nos pés, mas David Luiz evitou-o com o pé esquerdo. O espanhol Reyes ainda teve tempo de assustar Tiago mas o 0-0 manteve-se na primeira parte. Os 45 minutos iniciais trouxeram várias disputas, tanto Derlei como Rochemback, podiam ter saído mais cedo do encontro, depois de entradas duras sobre os adversários. Reyes também esteve ligado a um lance de dureza, que podia ter resultado também na admoestação de cartão vermelho.
A segunda parte trouxe mais uma vez uma jogo intenso, mas mau jogado, e o foi o Sporting quem se adiantou, Pereirinha aproveitou a bola vinda do poste, depois de cabeceamento de Liedson, para fazer o golo dos "leões". O Benfica reagiu bem ao golo e Miguel Vítor quase empatava para os benfiquistas, bola na trave da baliza do Sporting.
O golo do Benfica surgiu de um lance duvidoso, Pedro Silva parece não tocar a bola com a mão mas Lucílio Baptista não teve dúvida e marcou penaltie para a turma de Quique Flores, com o lateral sportinguista a ver o segundo amarelo e consequente expulsão. Reyes foi o marcador de serviço e não falhou, 1-1 no marcador aos 75 minutos de jogo.
O Benfica foi então "mandão" até ao final do jogo, muito por culpa do golo e do adversário ter ficado com menos um jogador. Mais uma vez jogadores bastante nervosos, parte a parte, o que limitou muito o jogo, com Suazo a sair lesionado por momentos, depois de entrada dura de Polga.
Nos penalties foi o Benfica mais forte, com Quim a ser o herói da noite com três defesas nos penalties de Rochemback, Derlei e Postiga. No fim, vitória para a equipa dos encarnados, que conquistaram a Taça da Liga e sucedem à equipa do Vitória de Setúbal, vencedora da taça no ano passado.

RS

sexta-feira, 13 de março de 2009

Paços de Classe e Talento

O Paços de Ferreira venceu hoje a equipa do Leixões por uns expressivos 4-0, jogo no Estádio da Mata Real a contar para a jornada 22 da Liga Sagres.
O Paços entrou bem e quase que marcava aos dois minutos, Beto a não agarrar a bola depois de um remate do Paços mas acabou por redimir-se do erro, ao evitar a recarga.
O Leixões foi então equilibrando o jogo e acabou por ter duas grandes chances, Braga aos 35', isolado na grande área, falha a baliza defendida por Cássio, e Chumbinho aos 42 minutos, a enviar uma bola à trave da baliza pacense.
O Leixões não aproveitou e acabou por ir para o intervalo a perder, já que o ponta-de-lança André Pinto aproveitou a confusão na área dos leixonenses para fazer um grande golo de pontapé de bicicleta e coloca o Paços na frente do marcador.
A segunda parte trouxe mais uma vez um jogo disputado entre as duas equipas, com o Leixões a mostrar vontade de empatar, tendo do outro lado um Paços de Ferreira a fazer talvez a melhor exibição no campeonato, com um futebol bastante personalizado. A equipa de Paulo Sérgio dilatou a vantagem aos 69 minutos, o defesa português Ricardo fez de calcanhar mais um bonito golo nesta noite de futebol.
Aos 73', o brasileiro Cristiano cai na área, árbitro assinalou penalti para a equipa do Paços. O capitão Pedrinha na marcação da grande penalidade não falhou e fez o 3-0, resultado já bem dilatado. Dois minutos para os 90' e o Paços teve tempo de marcar mais um golo, desta vez o veterano avançado Carlos Carneiro a desviar com grande facilidade para golo, depois de um canto.
No final, uma vitória importante para a manutenção da equipa dos "castores" e mais uma derrota humilhante para o Leixões, que sofreu a terceira derrota em três jogos, onde encaixou 10 golos.


RS

terça-feira, 10 de março de 2009

Sporting Humilhado em Munique

O Sporting foi copiosamente goleado pelo Bayern Munique na Allianz Arena, na Alemanha, por 7-1.

Esperava-se um Sporting melhor, mas o que aconteceu, foi (mais uma vez) um Sporting desconcentrado. E não podia querer pior início a equipa leonina, logo aos sete minutos, Podolski, com um remate de fora da área, e com a preciosa colaboração de Rui Patrício, o Bayern colocou-se na liderança do marcador.

E quem esperava uma resposta do Sporting, enganou-se de novo. Foi o Bayern que sempre dominou a partida, mas só voltou a marcar nos últimos 10 minutos da partida, aos 34, de novo por Podolski, aos 39 com um auto-golo de Polga, e aos 43 por Schweinsteiger. Pelo meio, aos 42 minutos, chegou a grande novidade da partida, o golo de honra do Sporting, por intermédio do capitão leonino João Moutinho.

A 2ª parte trouxe novidade em ambas as equipas, com as saídas de Miguel Veloso e Pereirinha, para as entradas de Abel e Izmailov. O Sporting pareceu prometer algo mais, e chegou mesmo a incomodar o guarda-redes Butt (ex-Benfica), através dos remates de Derlei e Vukcevic. Mas foi novamente o Bayern a marcar, por intermédio de Van Bommel, aos 74 minutos de jogo, depois de uma falha de Polga. Aos 82 minutos, o Bayern voltou a marcar por Klose, de grande penalidade, depois de uma entrada (inexplicável), por trás, de Pedro Silva. E quem pensava que o resultado iria ficar por ali, enganou-se de novo pois o Bayern voltou a marcar, aos 90 minutos, por intermédio de Muller, depois de mais um falhanço da defesa leonina, onde também Rui Patrício não fica isento de culpas.

Na soma das duas eliminatórias, os Sporting conseguiu bater um recorde negativo ao ser eliminado por 12-1 (!). O Bayern segue tranquilo para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, enquanto que ao Sporting, resta-lhe agora lutar pelas vitórias da Taça da Liga e do Campeonato Nacional.


JD

segunda-feira, 9 de março de 2009

Gil em (Contínua) Ascenção

No início de Janeiro estava em 107º. lugar do ranking ATP. Quase dois meses volvidos e Frederico Gil já estabeleceu um novo recorde para um tenista português, ocupando agora o 79.º lugar.

O tenista português tem vindo a fazer uma época espectacular, chegando à final do Torneio de Joanesburgo, onde foi eliminado pelo 17º. do ranking ATP, Jo-Wilfried Tsonga; e às meias-finais do Torneio da Costa do Sauípe, onde foi eliminado pelo brasileiro Thomaz Bellucci.

Parece que finalmente vamos ter um português com sérias hipóteses e capaz de lutar pela vitória no Estoril Open, onde já estão confirmadas as presenças de Nicolay Davydenko (5.º), James Blake (13.º) e David Nalbandian (14.º).


JD

sábado, 7 de março de 2009

Porto e Sporting não vacilam

Numa altura em que campeonato português entra numa fase importante, tanto o Porto como o Sporting fizeram pela vida este Sábado.

O Sporting defrontou o Paços de Ferreira em casa e acabou por ter um jogo fácil, 2-0 foi o resultado final.
A primeira parte trouxe os únicos golos do encontro, com o primeiro golo «leonino» a surgir logo aos 8 minutos, jogada de insistência do ataque do Sporting e a bola a sobrar para Liedson, que bateu o guardião Coelho, que ficou mal no lance.
Ora, o Paços não teve grande reacção ao golo e acabou por sofrer com alguma naturalidade o segundo golo da noite. Derlei marcou aos 33 minutos, de cabeça, após canto de João Moutinho.
Pedrinha ainda assustou o regressado Rui Patrício com um remate perigoso, mesmo perto do intervalo, mas foi das poucas jogadas conseguidas pela equipa pacense.
A segunda parte trazia um jogo decidido e ambas as equipas demonstraram um futebol de pouco qualidade, com o Paços a mostrar dificuldades na frente do ataque, que tem sido a melhor arma ao longo desta época. No final ainda houve tempo para Tiuí fazer alguns minutos na liga, substituindo o aplaudido Liedson.

Mais tarde entrou o Porto em campo, num jogo que se previa difícil. O Leixões queria vencer pela segunda vez o Porto mas acabou por "ajudar" o adversário, 4-1 para o Porto, no Estádio do Mar.
O primeiro golo surge aos 23 minutos por grande penalidade, depois de Hugo Morais tocar a bola com a mão na sequência de um canto «portista». Lucho González aproveitou então para fazer mais um golo de penaltie esta época e colocar o FC Porto em vantagem. A equipa de José Mota não era eficaz nas jogadas criadas, do outro lado, Farías não conseguia acertar com a baliza de Beto.
O segundo tempo começou novamente com o Porto forte em contra-ataque mas foi na sequência de um erro do defesa Laranjeiro que resultou o segundo dos «dragões». O defesa português faz incorrectamente o atraso para o guarda-redes mas acabou por fazer uma verdadeira assistência para o veloz Hulk, que não deu chance a Beto.
O Leixões apostou forte no ataque e lançou Zé Manel para tentar marcar rapidamente, de modo a relançar o encontro e teve logo uma grande chance para fazer golo. Dois minutos depois (64'), surge o terceiro golo da equipa treinada por Jesualdo Ferreira. Farías consegue ser mais rápido que a defesa do Leixões e junto à linha de fundo faz um cruzamento atrasado para Raul Meireles, que remata para o fundo das redes, jogo decidido quando faltava pouco menos de meia-hora para o fim da partida.
A turma de José Mota que fez um dos piores jogos, o pior com as equipas "grandes", e voltou a ficar mal na jogada do quarto golo do Porto, aos 76 minutos. Farías, na sequência de canto, salta sem oposição e fez de cabeça, o golo para a sua equipa.
Os adeptos da casa ainda tiveram tempo de ver um golo da sua equipa. Hélton "ofereceu" o golo a Diogo Valente numa jogada caricata, já que o guardião parece ter a bola segura mas sentindo um toque nas costas, acaba por largar a bola e a colocar a bola nos pés do jogador leixonense.

RS

Râguebi - Sevens


Está a decorrer no Dubai o Campeonato Mundial de Râguebi, na variante de sevens. Esta competição conta com a presença da Selecção Portuguesa, tendo já jogado três partidas.

Os Lobos iniciaram esta competição frente à selecção australiana, perdendo o jogo por 12-24.

No segundo jogo, a selecção portuguesa voltou a perder frente a Samoa por 7-20.

No último jogo desta fase de grupos, os Lobos conseguiram a primeira vitória da competição frente à Irlanda por 17-5.
Com este triunfo, Portugal terminou no 3.º lugar do Grupo D.


DJ

quinta-feira, 5 de março de 2009

Red Bull Paperwings


Será que o lançamento de aviões de papel são algum desporto? Provavelmente sim, a julgar pela quantidade de pessoas que participaram no Red Bull Paperwings no Instituto Politécnico de Setúbal.

Mas afinal, no que consiste o Red Bull Paperwings? Consiste na elaboração de um simples (ou elaborado) avião de papel e a consequente participação num concurso dividido por três modalidades: Acrobacias, Distância de Voo Percorrida e Tempo de Voo.

O qual o objectivo desta competição? Nada melhor do que copiar do sítio oficial da competição: "Pôr um avião de papel no ar e mantê-lo por lá - um desafio "com asas" que pretende proporcionar aos Estudantes do Instituto Politécnico, e de outras instituições de Ensino Superior, uma actividade de "engenho" e "perícia" para a conquista da grande final, na Áustria.".

O O Mais Credível esteve presente com a participação de dois "atletas": o RS e o PM, que participaram na categoria de Acrobacias.

Esta categoria, onde os participantes dispõem de um minuto para efectuar as acrobacias, contou com a presença de um júri, cuja função é a de "basear a sua pontuação na execução do voo, por exemplo, diâmetro (do looping), estabilidade e duração do voo.". Seguindo estes critérios, os júri posteriormente poderá "atribuir 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 pontos" que é composto por três elementos e onde cada um deles avalia "um critério diferente", a soma dos pontos será, consequentemente, o resultado final.

Mas passemos ao mais importante: a participação dos membros do OMC na competição. PM ostentava orgulhoso o seu número "8", e RS o seu número "9". Quando o PM ouviu o seu nome ser chamado, e acompanhado por uma belíssima menina que fez questão de o acompanhar até ao local da "descolagem", fez questão de agradecer "aos quatro marmanjos que estão lá em cima.". Mas a sua participação ficou um pouco aquém das expectativas, conquistando um total de 12 pontos.
Chegou então a vez do RS participar, e acompanhado pela mesma belíssima menina que levou o PM ao local da "descolagem", fez questão de brilhar: conquistando 20 pontos. Mas essa pontuação não lhe valeu a vitória. Houve necessidade de recorrer a uma finalíssima onde os mais pontuados ir-se-iam enfrentar. Mais uma vez o RS brilhou, conquistando novamente 20 pontos, contra 11 do seu adversário.

Ao RS espera-lhe agora a participação na final nacional, a disputar no dia 3 de Abril, no Pavilhão N.º 1 do Estádio Universitário, e que apurará o campeão nacional e que representará Portugal na Final Mundial na Áustria. E ao PM resta-lhe treinar mais um pouco a aerodinâmica do seu "avião".

O OMC estará na Final Nacional, a apoiar o RS na sua demanda pelo título nacional.


JD

quarta-feira, 4 de março de 2009

Foi há 20 anos

Na foto: Abel Silva, Jorge Couto, Filipe Ramos e Folha.


Foi há 20 anos (e um dia) que Portugal se sagrou Campeão Mundial de Sub-20, em Riade, na Arábia Saudita. Partiram 18 meninos e voltaram 18 homens Campeões do Mundo.

A aventura começou dia 17 de Fevereiro de 89, quando para a 1ª jornada do Grupo A, Portugal venceu a então Checoslováquia com um golo de Paulo Alves aos 88 minutos de jogo. A 2ª jornada, no dia 20 de Fevereiro, foi frente à toda-poderosa Nigéria, mas que Portugal mais uma vez venceu, com um golo de João Vieira Pinto aos 79 minutos.
Com o 1º lugar do grupo assegurado, Portugal jogou a última jornada do Grupo A frente à equipa da casa, Arábia Saudita e... perdeu por 3-0!
Portugal seguiu então para os Quartos-de-Final onde enfrentaram, no dia 25 de Fevereiro, a selecção da Colômbia e venceram a sua congénere por 1-0, com um golo de Jorge Couto aos 40 minutos de jogo.
Pensava-se que a caminhada de Portugal iria acabar dia 28 de Fevereiro, nas meias-finais, onde calharia o grande favorito Brasil, mas mais um vez Portugal não se intimidou, e venceu por 1-0 a turma canarinha, com um golo de Amaral aos 68 minutos.
E chega então o dia 3 de Março, dia da grande final, onde Portugal iria defrontar (de novo) a Nigéria, e onde a nossa selecção acabou por obter a sua vitória mais folgada na competição: vencendo por 2-0, com golos de Abel Silva, aos 44 minutos, e de Jorge Couto aos 76 minutos.

O melhor marcador do torneio foi Oleg Salenko, da URSS (esse mesmo que está a pensar, o tal dos cinco golos no Mundial de 1994), com cinco golos; e o melhor jogador foi Bismarck do Brasil, mas foi o nosso Portugal que levou o grande prémio para casa, o título de Campeão do Mundo de Sub-20.




Aqui ficam os nossos 18 heróis e a nossa equipa técnica, ao qual o O Mais Credível presta homenagem:


Em cima, da esquerda para a direita: Fernando Brassard (SL Benfica), Jorge Amaral (Académico de Viseu), Folha (FC Porto), João Vieira Pinto (Boavista FC), Abel Silva(SL Benfica), Jorge Couto (Gil Vicente FC), António Resende (SC Farense), Filipe Ramos (Torreense) e Bizarro (SL Benfica).

Em baixo, da esquerda para a direita: Xavier (GD Estoril-Praia), Hélio (Vitória FC), Paulo Alves (Gil Vicente FC), Paulo Madeira (SL Benfica), Pedro Valido (GD Estoril-Praia), Fernando Couto (FC Famalicão), Mário Morgado (Gil Vicente FC), Paulo Sousa (SL Benfica) e Tó Zé (Leixões SC).

No meio, da esquerda para a direita: José Catoja (Fisioterapeuta), João Silva (Enfermeiro), Pedro Mousinho (Secretário), Carlos Queiróz (Seleccionador de Juniores), Pais do Amaral (Vice-Presidente da FPF), António Pimenta (Director da FPF), Nelo Vingada (Treinador), Juca (Seleccionador de Seniores), Dr. Manuel Pinho (Médico), António Gonçalves (Técnico de Equipamentos).


Fonte das fotos: Federação Portuguesa de Futebol