terça-feira, 18 de agosto de 2009

Liga Sagres: 1.ª Jornada

Liga Sagres

1.ª Jornada:

O que salta à vista nesta ronda inaugural é o número impróprio de empates. Em oito partidas, registaram-se 'somente' sete igualdades, o que é qualquer coisa de inédito. Sp.Braga foi a única equipa que conseguiu conquistar os três pontos. O total de espectadores da jornada foi de 78.685 mil, houve 41 cartões amarelos e 2 vermelhos.

À parte essa curiosidade é necessário destacar, pela negativa, os poucos golos marcados. No total foram apontados nove golos, tendo a particularidade de seis terem sido na sequência de bolas paradas. Só há registo nos últimos quarenta anos de uma média de golos igual a esta (1,2), precisamente em 1988/89, quando foram marcados na primeira jornada doze golos, numa edição do campeonato em que competiam 20 equipas.

Resta saber se a qualidade dos atacantes está a diminuir, ou, por outro lado, se os sectores defensivas encontram-se melhores preparados. Face este preciosismo, porque não passa mais do que isso, se na próxima jornada houver chuva de golos.. nada disto - estas reflexões estatísticas e de teor teórico, interessarão para nada.

Os três grandes não conseguiram entrar a vencer, demonstrando que neste campeonato vão perder muitos pontos com as equipas de dimensão inferior. Uma palavra para o Olhanense, que regressa à 1.ª Liga passado muitos anos, e que mostrou que tem condições para garantir a manutenção.

Na 2.ª jornada, o Sporting recebe o líder isolado Sp. Braga, enquanto o Benfica tem uma deslocação difícil ao terreno do Vit. Guimarães. Já o FC Porto irá receber o Nacional, e destaque ainda para o Olhanense- U. Leiria, as duas equipas que ascenderam ao principal escalão defrontam-se no Algarve.

Próxima jornada:

Olhanense-U. Leiria
Sporting-Sp. Braga
Marítimo-Leixões
Rio Ave-V. Setúbal
Académica-P. Ferreira
V. Guimarães-Benfica
FC Porto-Nacional
Belenenses-Naval

Sem comentários: