sábado, 6 de junho de 2009

O Benfica é o novo campeão nacional de Basquetebol

Fonte: FPB


O Benfica venceu hoje a Ovarense por 63-71 e sagrou-se campeão nacional de Basquetebol pela 21ª vez no seu historial (o último título fora conquistado na época de 1994/95), o primeiro desde que a Liga Profissional de Basquetebol foi implementada.

Com um percurso imaculado na fase regular da prova, com 30 vitórias em 30 jogos (!), e com apenas três (!) derrotas para o campeonato (uma com o Porto e duas com a Académica), o Benfica sagrou-se hoje campeão nacional, depois de vencer na Arena Dolce Vita a equipa da casa por 63-71.

A Ovarense entrou disposta a adiar a festa do título à turma encarnada. Com um excelente início de jogo os comandados de Mário Leite, e com a boa prestação de Miguel Miranda, chegou ao final do 1º período a vencer por 18-17.
Mas o 2º Período foi fatal para a turma de Ovar. O Benfica acertou na defesa e no ataque, e contou com o desacerto atacante da equipa da casa, e conseguiu marcar 17 pontos contra apenas cinco, chegando então ao intervalo a vencer por 23-34.
No 3º Período o Benfica voltou a entrar melhor, chegando mesmo a estar a vencer por 17 pontos de diferença, mas a Ovarense voltou a encontrar-se, e empurrados pela boa exibição de Nuno Manarte, conseguiram recuperar mas não o suficiente para incomodar o Benfica, chegando então ao fim do período com o Benfica a vencer por 38-47.
No 4º e último Período, a Ovarense entrou muito bem com um jogo agressivo e a acertarem nos lançamentos e nas marcações. Mas o Benfica não se intimidou com a Ovarense nem com o público de Ovar, e aproveitou o facto da equipa da casa jogar a parte final do jogo mais com o coração do que com a cabeça, e também com um Benfica em excelente condição física, e com vários lançamentos de triplo convertidos, logrou a vitória no jogo por 63-71.

No Benfica há que destacar a boa exibição de Élvis Évora, com 22 pontos e oito ressaltos, e de Sérgio Ramos, com 17 pontos, oito ressaltos e uma assistência. Já na Ovarense há que destacar a boa exibição de Nuno Manarte, com 17 pontos, três ressaltos e três assistências, e de Rolan Roberts, com 14 pontos, nove ressaltos e uma assistência.

Com a vitória nos quatro jogos, o Benfica bateu assim um recorde com a maior vitória de sempre numa final, ao vencer a equipa de Ovar por 4-0 (77-61; 70-62; 59-75 e 63-71).

Sem comentários: