domingo, 5 de julho de 2009

Começou o Mundial para Portugal


Portugal começou hoje a disputar o 39º Mundial de Hóquei-Patins, disputado nas cidades de Vigo e Pontevedra, Espanha.
Portugal que não vence um Mundial desde 2003 em Oliveira de Azeméis, onde venceu na final a Itália por 1-0, com o golo do "mágico" Pedro Alves, e que não vence um Mundial fora de portas desde 1993, em Lodi e Bassano, Itália, numa final épica que literalmente parou o país, frente à Itália e que apenas fico udecidida nas grandes penalidades, com o golo da vitória a pertencer a Filipe Santos (FC Porto).

Mas este Mundial de 2009 revela-se desde logo histórico, porque pela primeira vez na história do Hóquei nacional, Portugal não foi cabeça de série devido à prestação no último mundial (6º lugar). A nossa selecção está inserida no Grupo C, juntamente com os Estados Unidos da América, Chile e Argentina.

A selecção entrou hoje na quadra para defrontar os Estados Unidos e venceu por 1-15. Um jogo quase sem história, mas de realçar uma boa vitória portuguesa, por números robustos, que não se verificava há alguns anos.
Portugal chegou mesmo ao intervalo a vencer por 0-9, com golos de Ricardo Pereira (2), Valter Neves (2), Luís Viana (3) e Caio (2). Nem mesmo os mais optimista previam um início tão bom da nossa selecção.
A segunda parte início praticamente com outro golo da selecção, por intermédio de Caio. Ao 24 minutos da partida Ricardo Pereira aumentou a vantagem para 0-11. Mas então cerca dos 25 minutos chega o melhor golo do encontro, que curiosamente pertenceu aos Estados Unidos. Dylan Sordhal, ultrapassou dois jogadores nacionais e frente-a-frente a João Miguel, executa uma excelente picadinha e fez desta forma (espectacular, diga-se!) o tento de honra dos norte-americanos. No entanto, o golo é irregular visto que a bola passou a altura permitida, mas não retira em nada o mérito do golo ao jogador. Portugal respondeu logo de seguida (13 segundos depois), com golo de Reinaldo Ventura. Até final do encontro, Portugal viria a fazer o gosto ao stick por mais três vezes, por intermédio de Caio, Valter Neves e Ricardo Barreiros.
Amanhã Portugal defronta amanhã a congénere chilena, que perdeu com a Argentina 4-1, por volta das 20:30h.

PS: Em jeito de curiosidade, dêem uma passagem pelo Blogue da nossa selecção de Hóquei Patins que está a disputar o Mundial e de onde a foto foi retirada: http://www.cantinhodosursos.blogspot.com/.

Sem comentários: