sábado, 26 de setembro de 2009

Porto vence Supertaça Cândido de Oliveira

O Porto venceu o Benfica no pavilhão Monserrate em Viana de Castelo por 6-4.
Num jogo bem disputado até ao último minuto de jogo, quando a dupla de arbitragem decide chamar o protagonismo do jogo a si. Mas já falamos disso mais adiante.

O Benfica até começou melhor com o golo de Valter Neves aos 6 minutos de jogo, mas apenas 15 segundos depois o Porto empatou graças a um golo de Pedro Moreira. Aos 15 minutos aconteceu a primeira situação de Power Play* do jogo com a expulsão de Pedro Gil... 5 segundos depois o Porto fica apenas com 3 jogadores a quadra depois de Franklim Pais ter visto o cartão azul e consequentemente a saída de jogo de mais um jogador do Porto. O Benfica aproveitou bem e Caio marcou logo de seguida. Já mesmo ao cair do intervalo, Emanuel García conseguiu empatar e levar o resultado de 2-2 para os balneários.

Na 2ª parte o jogo continuou bem disputado, com ambas as equipas a falharam oportunidades de golo e aí brilhavam os guarda-redes Ricardo Silva e Edo Bosh. Mas aos 11 minutos da 2ª Parte Pedro Gil fez o 3-2, e colocou pela primeira vez a sua equipa na condição de vencedora. Depois de constantes cartões azuis (já não existem amarelos) e algumas situações de Power Play, o Porto conseguiu disparar no marcador para 5-2, com os golos de Jorge Silva e André Azevedo aos 18 e 21 minutos da 2ª parte. O Benfica conseguiu reagir 10 segundos depois com um golo de Ricardo Pereira, e dois minutos depois Caio voltava a marcar e colocava o resultado em aberto para o minuto final.

Mas é aí que entra em acção a dupla de arbitragem... Numa situação de contra ataque em que Valter Neves conduzia a bola ainda na sua área, Reinaldo Ventura sticka violentamente o joelho do defesa encarnado (situação que dava lugar a cartão azul e consequente situação de Power Play), a dupla decide algo diferente... Dando o cartão vermelho directo a Caio por protestos, e dá ainda livre para... o Benfica. Os encanados partiram então para os últimos 50 segundos com um jogador a menos, e o Porto soube aproveitar. Numa jogada atrás da baliza do Benfica, Tiago Rafael é travado em falta, a dupla nada assinala, e quem aproveitou foi Emanuel García que fez o 6-4 e ofereceu a Supertaça ao Porto. Ainda antes do final houve tempo para a dupla de arbitragem dar cartão azul a Tiago Rafael por protestos.



*Power Play é uma das novas regras do Hóquei. É em tudo parecida com a mesma regra do Futsal. Deixaram de existir os cartões amarelos, e cada cartão azul que o jogador recebe, fará com que a equipa jogue com um, dois ou mais jogadores a menos durante dois minutos, quer esse jogador esteja na quadra ou no banco.
No caso de uma equipa estar reduzida a 4 elementos de campo e se sofrer um golo, o 5ª elemento pode de novo entrar na quadra.

Sem comentários: