quinta-feira, 5 de março de 2009

Red Bull Paperwings


Será que o lançamento de aviões de papel são algum desporto? Provavelmente sim, a julgar pela quantidade de pessoas que participaram no Red Bull Paperwings no Instituto Politécnico de Setúbal.

Mas afinal, no que consiste o Red Bull Paperwings? Consiste na elaboração de um simples (ou elaborado) avião de papel e a consequente participação num concurso dividido por três modalidades: Acrobacias, Distância de Voo Percorrida e Tempo de Voo.

O qual o objectivo desta competição? Nada melhor do que copiar do sítio oficial da competição: "Pôr um avião de papel no ar e mantê-lo por lá - um desafio "com asas" que pretende proporcionar aos Estudantes do Instituto Politécnico, e de outras instituições de Ensino Superior, uma actividade de "engenho" e "perícia" para a conquista da grande final, na Áustria.".

O O Mais Credível esteve presente com a participação de dois "atletas": o RS e o PM, que participaram na categoria de Acrobacias.

Esta categoria, onde os participantes dispõem de um minuto para efectuar as acrobacias, contou com a presença de um júri, cuja função é a de "basear a sua pontuação na execução do voo, por exemplo, diâmetro (do looping), estabilidade e duração do voo.". Seguindo estes critérios, os júri posteriormente poderá "atribuir 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 pontos" que é composto por três elementos e onde cada um deles avalia "um critério diferente", a soma dos pontos será, consequentemente, o resultado final.

Mas passemos ao mais importante: a participação dos membros do OMC na competição. PM ostentava orgulhoso o seu número "8", e RS o seu número "9". Quando o PM ouviu o seu nome ser chamado, e acompanhado por uma belíssima menina que fez questão de o acompanhar até ao local da "descolagem", fez questão de agradecer "aos quatro marmanjos que estão lá em cima.". Mas a sua participação ficou um pouco aquém das expectativas, conquistando um total de 12 pontos.
Chegou então a vez do RS participar, e acompanhado pela mesma belíssima menina que levou o PM ao local da "descolagem", fez questão de brilhar: conquistando 20 pontos. Mas essa pontuação não lhe valeu a vitória. Houve necessidade de recorrer a uma finalíssima onde os mais pontuados ir-se-iam enfrentar. Mais uma vez o RS brilhou, conquistando novamente 20 pontos, contra 11 do seu adversário.

Ao RS espera-lhe agora a participação na final nacional, a disputar no dia 3 de Abril, no Pavilhão N.º 1 do Estádio Universitário, e que apurará o campeão nacional e que representará Portugal na Final Mundial na Áustria. E ao PM resta-lhe treinar mais um pouco a aerodinâmica do seu "avião".

O OMC estará na Final Nacional, a apoiar o RS na sua demanda pelo título nacional.


JD

Sem comentários: