quarta-feira, 4 de março de 2009

Foi há 20 anos

Na foto: Abel Silva, Jorge Couto, Filipe Ramos e Folha.


Foi há 20 anos (e um dia) que Portugal se sagrou Campeão Mundial de Sub-20, em Riade, na Arábia Saudita. Partiram 18 meninos e voltaram 18 homens Campeões do Mundo.

A aventura começou dia 17 de Fevereiro de 89, quando para a 1ª jornada do Grupo A, Portugal venceu a então Checoslováquia com um golo de Paulo Alves aos 88 minutos de jogo. A 2ª jornada, no dia 20 de Fevereiro, foi frente à toda-poderosa Nigéria, mas que Portugal mais uma vez venceu, com um golo de João Vieira Pinto aos 79 minutos.
Com o 1º lugar do grupo assegurado, Portugal jogou a última jornada do Grupo A frente à equipa da casa, Arábia Saudita e... perdeu por 3-0!
Portugal seguiu então para os Quartos-de-Final onde enfrentaram, no dia 25 de Fevereiro, a selecção da Colômbia e venceram a sua congénere por 1-0, com um golo de Jorge Couto aos 40 minutos de jogo.
Pensava-se que a caminhada de Portugal iria acabar dia 28 de Fevereiro, nas meias-finais, onde calharia o grande favorito Brasil, mas mais um vez Portugal não se intimidou, e venceu por 1-0 a turma canarinha, com um golo de Amaral aos 68 minutos.
E chega então o dia 3 de Março, dia da grande final, onde Portugal iria defrontar (de novo) a Nigéria, e onde a nossa selecção acabou por obter a sua vitória mais folgada na competição: vencendo por 2-0, com golos de Abel Silva, aos 44 minutos, e de Jorge Couto aos 76 minutos.

O melhor marcador do torneio foi Oleg Salenko, da URSS (esse mesmo que está a pensar, o tal dos cinco golos no Mundial de 1994), com cinco golos; e o melhor jogador foi Bismarck do Brasil, mas foi o nosso Portugal que levou o grande prémio para casa, o título de Campeão do Mundo de Sub-20.




Aqui ficam os nossos 18 heróis e a nossa equipa técnica, ao qual o O Mais Credível presta homenagem:


Em cima, da esquerda para a direita: Fernando Brassard (SL Benfica), Jorge Amaral (Académico de Viseu), Folha (FC Porto), João Vieira Pinto (Boavista FC), Abel Silva(SL Benfica), Jorge Couto (Gil Vicente FC), António Resende (SC Farense), Filipe Ramos (Torreense) e Bizarro (SL Benfica).

Em baixo, da esquerda para a direita: Xavier (GD Estoril-Praia), Hélio (Vitória FC), Paulo Alves (Gil Vicente FC), Paulo Madeira (SL Benfica), Pedro Valido (GD Estoril-Praia), Fernando Couto (FC Famalicão), Mário Morgado (Gil Vicente FC), Paulo Sousa (SL Benfica) e Tó Zé (Leixões SC).

No meio, da esquerda para a direita: José Catoja (Fisioterapeuta), João Silva (Enfermeiro), Pedro Mousinho (Secretário), Carlos Queiróz (Seleccionador de Juniores), Pais do Amaral (Vice-Presidente da FPF), António Pimenta (Director da FPF), Nelo Vingada (Treinador), Juca (Seleccionador de Seniores), Dr. Manuel Pinho (Médico), António Gonçalves (Técnico de Equipamentos).


Fonte das fotos: Federação Portuguesa de Futebol

2 comentários:

Anónimo disse...

Na primeira foto: não é o Tozé mas sim o Filipe Ramos.

OMC disse...

Erro corrigido.
Grato pela correcção, caro Rodrigues.