domingo, 22 de março de 2009

Vitória Épica

A Selecção Portuguesa de Râguebi foi ontem a Bucareste vencer a selecção da casa por 21-22. Este resultado seria normal não fosse o facto de ser apenas a segunda vitória d'Os Lobos sobre a Roménia (a primeira aconteceu em 22 de Fevereiro de 2003, por 16-15), e a primeira no terreno do adversário.

Na 5ª jornada no grupo de apuramento para o Mundial de 2011, a disputar na Nova Zelândia, Portugal deslocava-se à capital romena para defrontar a selecção da casa, que havia mudado de treinador cinco dias antes.

Um jogo que se esperava de dificuldade extrema, e tal veio a verificar-se, pois Portugal foi para o intervalo a perder por 15-6.

Mas Tomaz Morais, que tem vindo a ser inexplicavelmente contestado, moralizou os seus pupilos, que partiram para uma vitória histórica em terrenos alheios. A cinco minutos do fim, Portugal perdia por 9-21, mas Os Lobos conseguiram reduzir para 15-21, e nos instantes finais da partida, quais Lusitanos liderados por Viriato, Portugal encostou a selecção romena às cordas, e com um grande ensaio Juan Severino reduz a diferença no marcador, e coloca nos pés de Pedro Cabral, a possibilidade de uma vitória histórica. O português, mesmo com toda a pressão, não falhou a conversão da penalidade, e garantiu uma vitória que tem tanto de épica como de histórica para as cores portuguesas.

Com esta vitória, Portugal subiu ao 2ª lugar do grupo, com 12 pontos, a dois do primeiro classificado, a Geórgia.

JD

Sem comentários: