quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Actualidade do Basquetebol

Depois de numa fase inicial, o Benfica ter apenas assegurado as contratações do base Diogo Carreira e do extremo Sérgio Ramos, a turma da Luz liderada por Henrique Vieira voltou de novo ao mercado e assegurou na semana passada a contratação de dois norte-americanos: Ben Reed (ex-Ovarense) e Seth Doliboa (ex-South Chicago). Ben Reed tem 25 anos, joga como base ou extremo e é bem conhecido dos adeptos portugueses, tendo sido uma peça fundamental para a conquista de títulos para a Ovarense nas últimas três épocas. Já Doliboa é um extremo/poste de 27 anos e que vem da equipa dos South Chicago que actuam na ABA (American Basketball Association).
Mas o Benfica não se ficou por aqui e voltou ao ataque ao mercado e contratou mais dois jogadores: o internacional português João Santos e o norte-americano Louis Truscott. João Santos é bem conhecido do público português, sendo titular da Selecção Nacional, e que foi titular no Campeonato Europeu de 2007. O extremo português tem 29 anos, e vem do CB Valladolid que representou nas últimas quatro épocas, e é um reforço de luxo para a turma da Luz. Já o norte-americano Louis Truscott é um poste de 30 anos, e que vem para Portugal vindo da equipa romena do BC Mures.
Mas o Benfica não foi a única equipa a contratar. A equipa do Ginásio Figueirense contratou o norte-americano Everest Schmidt. O atleta norte-americano joga como poste, tem 23 anos, e na última temporada representava a equipa universitária dos Lafayette Leopards.
O Barreirense assegurou também a contratação do extrema norte-americano Chad McKenzie de 24 anos, tendo sido contratado à equipa universitário do Lousiana Tech Bulldogs.
Por outro lado, a equipa do Porto vai perder o contributo do internacional português Paulo Cunha que contraiu uma lesão ao serviço da Selecção Nacional, tendo havido a necessidade de recorrer à operação para corrigir a laceração no joelho. O extremo do Porto vai ficar afastado da competição por, pelo menos, dois meses.

De realçar ainda o abandono da competição de Carlos Seixas. O atleta representou equipas como Porto, Benfica, Oliveirense, Queluz e Lusitânia tendo também actuado na Alemanha. O jogador chegou ainda ter um acordo verbal esta época para representar a equipa do CAB Madeira mas optou por se retirar da competição.
Carlos Seixas foi internacional português 100 vezes, 84 delas pela Selecção A. De realçar ainda que o atleta era o último em actividade que jogava na enorme equipa do Benfica dos anos 90, comandado por Mário Palma, e onde pontificavam jogadores como Steven Rocha, Carlos Lisboa, Jean Jacques, Pedro Miguel, Mike Plowden, Luís Silva, José Carlos Guimarães e aparecendo ainda, mas mais tarde, Sérgio Ramos.

JD

Sem comentários: