terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Empates de Fim de Ano

Última jornada do ano de 2008 para o Campeonato Português. Benfica na liderança da liga mas com Porto, Sporting e Leixões (não esquecer o ainda segundo classificado), em busca de se aproximarem ou mesmo de serem primeiros no final deste ano.
No Sábado, os Leões enfrentaram os comandados de Domingos Paciência, era uma boa oportunidade para os leões colocarem pressão às equipas à sua frente na classificação. Apatia leonina nos primeiros 45 minutos, que tornaram um jogo à partida fácil para o Sporting, num jogo difícil.
Peskovic foi mais forte que os avançados sportinguistas que em final de "festa", tentaram marcar para Paulo Bento ver. Não aconteceram golos, não aconteceram casos, mas a equipa de Coimbra levou para casa um precioso ponto para fugir à zona de despromoção.
Dia seguinte, 16 horas, foi a vez do Leixões entrar em acção. Neste jogo houve golos, mas só na segunda parte.
O herói de Matosinhos por esta altura, Wesley, colocou a equipa em vantagem. Lance de dúvida, mas golo validado, foi mais um momento de felicidade para o treinador José Mota. O Estrela de Amadora no entanto, não foi na "cantiga" dos homens da casa e aproveitou uma grande penalidade cometida pelo capitão Bruno China para empatar o marcador. No fim, foi mais um empate, mais pontos perdidos.
Mais tarde, foi o Porto quem entrou em acção. Jogo no Dragão, frente a um Marítimo com o orgulho ferido resultante das recentes goleadas.
Bem organizada defensivamente, a equipa madeirense impôs também ela um empate (0-0) aos homens de Jesualdo Ferreira. Com uma primeira parte infeliz, os dragões ainda viram uma bola na barra da baliza defendida por Hélton, na sequência de um livre de João Guilherme.
A segunda parte trouxe um domínio intenso do Porto, mas nesse momento, já o Marítimo tinha montada a "teia" defensiva, o que levou Jesualdo a procurar soluções no banco que no fim, nada trouxeram de novo.
Ontem, foi a vez do líder jogar. Benfica enfrentou a equipa do Nacional, num jogo que acabou também num empate sem golos.
Com o domínio territorial do Benfica, a equipa vinda da Madeira tentava em contra-ataques rápidos assustar o guardião Moreira, o que até aconteceu em dois lances na primeira parte. A segunda parte trouxe mais uma vez um Benfica forte na frente. Suazo, Rúben Amorim ou mesmo Maxi Pereira tiveram lances claros de golo.
Já nos descontos, chega o lance decisivo da partida, Cardozo aproveita alguns ressaltos na área de Rafael Bracalli e mete a bola no fundo das redes, era o golo do Benfica. No entanto, o árbitro da partida já tinha apitado por uma suposta mão de jogador do Benfica, neste caso Miguel Vítor, que estava lesionado a deitado em plena área. O empate acabou assim por durar até ao final da partida.

Foi desta maneira que terminou esta jornada de fim de ano, com os "grandes" a "provarem" mais uma vez o cinismo das equipas mais fracas, em valores individuais, e que pode custar ainda mais pontos até ao final desta temporada. Esperamos então que 2009 traga mais futebol emotivo e que as regras do futebol sejam bem aplicadas.

RS

Sem comentários: