segunda-feira, 9 de junho de 2008

EURO 2008 - Grupo C

GRUPO C - 1º Jornada

Holanda 3-0 Itália

Aí está o grupo da morte. Nesta 1º jornada surge o primeiro resultado desnivelado, logo no jogo do dia, entre a Holanda e a campeão do mundo Itália, que os holandeses venceram por claros 3-0.

Golos:

1-0 R.van Nistelrooy 26'


2-0 W.Sneijder 31'


3-0 G.van Bronckhorst 79'



Reacções:

Buffon: Pedimos desculpa aos adeptos. Espero uma reacção imediata da equipa, em nome do nosso orgulho. Esta noite realizamos o pior jogo desde que estou na selecção. E já cá estou há 12 anos...”

Sneijder: "
Não podemos ser levados pela euforia. Ainda não conseguimos nada, uma vez que o nosso grande objectivo é chegar à final...Os nossos adeptos vão festejar o nosso triunfo, mas os jogadores têm de se manter concentrados para conseguir mais sucessos”

Donadoni: "
Começámos mal esta partida e conseguimos acabar ainda pior. Fizemos inúmeros erros e, naturalmente, pagámos por isso. Mas, esta é uma história antiga...Este jogo já passou. Agora, temos é de estar devidamente concentrados para o embate com a Roménia que será uma autêntica final"

Van Basten: "É um resultado fantástico, histórico. Vencer por 3-0 aos campeões do Mundo, jogando um futebol total durante os 90 minutos, não acontece todos os dias...Estivemos uma prestação verdadeiramente colectiva. Seria incapaz de citar o nome de um jogador que tivesse estado mal, estivemos incríveis"

Curiosidades:

- A Itália nunca tinha sofrido mais de dois golos na fase final de uma fase final de um campeonato da Europa;

-Ao fim de 30 anos, a Holanda conseguiu finalmente voltar a ganhar à Itália. Desde 21 de Junho de 1978 não vencia os italianos.


França 0-0 Roménia


No outro jogo do grupo, a favorita crónica França não foi além de um 0-0 que premiou a selecção romena.

Reacções:

Victor Piturca: "A França já não está ao nível que estávamos habituados, por isso o nosso objectivo era conseguir os três pontos. De qualquer forma, têm ainda muitos bons jogadores, ainda que alguns estejam a envelhecer. É certo que têm experiência, mas talvez estejam cansados das grandes competições"

Raymond Domenech: "Sabíamos que o grupo seria complicado e que a Roménia não está aqui para facilitar a vida aos adversários. Não conseguimos impor o nosso ritmo e falhámos muitos passes. Nada está decidido. Temos mais dois jogos para disputar, seis pontos para somar e é preciso dar a volta. Não sou pessimista, antes pelo contrário. Sei que a qualificação pode vir a definir-se no goal-average."


Equipa Pts J V E D GM GS
Holanda 3 1 1 0 0 3 0
França 1 1 0 1 0 0 0
Roménia 1 1 0 1 0 0 0
Itália 0 1 0 0 1 0 3


Sem comentários: