sexta-feira, 6 de junho de 2008

O Europeu de Futebol

O Europeu de Futebol tem sido desde o seu início em 1960 um palco de grandes emoções e até a este Euro 2008, já foram dez os países que receberam a maior competição da UEFA, com a França, Itália e Bélgica a serem os únicos países a terem recebido o Europeu por duas vezes.
A União Soviética, grande força política e futebolística, foi a primeira selecção vencedora, numa fase final de Euro onde apenas participaram quatro equipas (facto esse que se prolongou até 1980). A final do Europeu, disputado em França, foi ganha frente à Jugoslávia, uma das melhores equipas da altura.
A mesma União Soviética, repetiu a presença no Euro seguinte, em 1964, mas não teve a mesma sorte, ao ser batida pela selecção local, a Espanha, que venceu o seu único título europeu de selecções na única vez que organizou o evento. Seguiu-se o primeiro Euro italiano, com a selecção nacional do país organizador a ser novamente a vencedora da competição. A Itália de Dino Zoff, ícone do futebol mundial, venceu a Jugoslávia, na única final disputada em duas mãos, devido ao empate no primeiro jogo e de não existir na altura o desempate por prolongamento.
O Euro de 1972, que teve a Bélgica como organizadora, foi ganho pela Alemanha (Ocidental) num jogo frente à União Soviética, que, em quatro finais, esteve presente em três. No Euro 1976, na Jugoslávia, foi a Checoslováquia a mais forte na final contra a Alemanha, numa final decidida nos penalties. A Alemanha, que teve o actual treinador do Real Madrid Bernd Schuster na equipa, completou o ciclo de três finais consecutivas no Europeu seguinte, realizado em 1980 na Itália, com uma vitória frente à Bélgica, selecção que esteve pela única vez numa final do campeonato.

O ano de 1984 trouxe Portugal aos grandes palcos europeus, neste que foi o primeiro Europeu para a selecção das quinas. A fantástica campanha portuguesa só foi parada pela França, país anfitrião do europeu, que comandada por Platini, venceu Portugal nas meias-finais e chegou à final, onde bateu a Espanha.
Em 1988, a selecção holandesa, que marcou uma geração de talentos como Gullit ou Van Basten, venceu na final a União Soviética. A Alemanha, país anfitrião, falhou a final, neste que foi o único europeu realizado pelo país.
O europeu “sueco”, em 1992, trouxe várias surpresas e uma delas foi o país que acabou por ganhar a competição. Falo da Dinamarca, país que ocupou a vaga deixada pela desclassificação da Jugoslávia por parte da UEFA, que se encontrava em guerra. A selecção dinamarquesa que contava com Peter Schmeichel ou Brian Laudrup, fez um europeu muito regular e conseguiu chegar à final, onde derrotou a Alemanha, já unificada.
O Euro 1996 trouxe de novo Portugal às fases finais, facto que não acontecia desde 1984. Inglaterra foi o país anfitrião de um europeu que teve como finalistas as selecções da Alemanha e da República Checa, com a selecção bávara a ser mais forte e a conquistar aquele que foi o seu terceiro título europeu. De recordar que a Alemanha é a campeã de títulos europeus, três, e recordista de finais disputadas, cinco.
Em 2002 houve uma novidade relevante, o Europeu foi pela primeira vez organizado por dois países, Bélgica e Holanda. A selecção portuguesa realizou mais uma vez uma grande campanha, mas “caiu” novamente aos pés da França, que contava com Zidane, curiosamente nas meias-finais, tal como tinham acontecido em 1984. A selecção francesa venceu a final frente à Itália no prolongamento, através de um golo de ouro, apontado por David Trezeguet.

Portugal foi o anfitrião do último europeu realizado, em 2004, numa fase final que trouxe ainda mais surpresas. A Grécia, selecção que participava pela primeira vez num Europeu venceu Portugal no jogo inicial do europeu e rapidamente se tornou na surpresa da competição. Depois de se terem cruzado na fase de grupos, Portugal e Grécia acabaram por se encontrar na final do Euro 2004. A final teve um só golo e foi marcado pelos gregos, Angelos Charisteas foi o herói helénico ao ser o marcador. Portugal falhou a possibilidade de ser campeão europeu em sua “casa” mas conseguiu o mérito de alcançar pela primeira vez a final de um campeonato europeu.
Agora é a vez do Euro 2008, organizado pela Áustria e Suíça, e prevê-se mais surpresas, com Portugal a ser um dos favoritos a vencer a competição.

RS


Os 10 melhores golos das fases finais dos campeonatos Europeus segundo a BBC

Sem comentários: