segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sporting - Fiorentina: Antevisão

O Sporting defronta esta terça-feira a Fiorentina em Alvalade, na 1.ª mão do play-off de acesso à Liga do Campeões.

Com um início de época titubeante, os leões apenas ganharam uma partida, frente ao modesto At. Cacém (3-0), em 7 disputados (!). Os adeptos querem mais, naturalmente, mas a equipa ainda encontra-se longe do melhor entrosamento e das boas exibições.

O Sporting dificilmente apresentará um futebol menos vistoso do que até aqui, e, a espaços, poderá melhorar jogo após jogo, até encontrar o fio de jogo necessário para conquistar uma das plateias mais exigentes, que é a de Alvalade, que pede bons resultados, acompanhados de exibições entusiasmantes. Parece-me legítimo...

Perante um adversário italiano, incómodo, o Sporting está num pau de dois bicos, e certamente vai sentir a enorme pressão que é este jogo. Muitos já desvalorizaram a presença na Liga dos Campeões como principal objectivo, mas todos sabemos a importância, desportiva e financeiramente, que esta competição adquire a um clube português. Portanto, se o Sporting não conseguir a qualificação, o alerta vai soar em Alvalade. Mas por outro lado, os leões têm a oportunidade de derrotar esta Fiorentina, e virar a página, rumo ao sucesso. Quer queiramos quer não, este encontro vai ser fundamental para o futuro leonino.

Stuffs:

  • De referir que o Sporting, contra adversários italianos e a jogar em casa, tem um saldo positivo: três vitórias, seis empates e duas derrotas;
  • Sporting e Fiorentina nunca se defrontaram. Os leões vão defrontar o seu quarto adversário italiano em cinco épocas. O embate mais recente foi com Roma, em 2007/08: Em casa houve um empate (2-2), e na capital romana perderam por 2-1.
  • A Fiorentina apenas venceu em Portugal por uma ocasião, frente ao Benfica, na época 1996/1997, a contar para a Taça dos Vencedores das Taças.
  • A equipa Viola já esteve por duas vezes na fase de grupos, em ambas as ocasiões através de pré-eliminatórias. Na época passada derrotou o checos do Slavia Praga, e em 1999/2000 bateu o Widzew Łódź.

Curiosidades:

  • No jogo da Selecção Nacional frente à Roménia no Euro 2000 (1-0), o técnico Paulo Bento foi titular, e nessa partida o avançado Adrian Mutu, actualmente na Fiorentina, foi suplente não utilizado.
  • Vukcevic vai reencontrar o seu colega da selecção de Montenegro, o avançado Stevan Jovetic
  • O defesa argentino Grimi vai reencontrar Alberto Gilardino, que foram colegas de equipa no AC Milan, em 2006/2007.
  • O equatoriano Felipe Caicedo vai reencontrar o médio sérvio Zdravko Kuzmanović. Ambos representaram a equipa do Basileia em 2006/2007.

Restantes jogos:

Sheriff (Moldávia)-Olympiakos (Grécia)
Salzsburgo (Áustria)-M. Haifa (Israel)
Ventspils (Letónia)- Zurique (Suíça)
FC Copenhaga (Dinamarca)-Apoel (Chipre)
Levski Sofia (Bulgária)-Debrecen VSC (Hungria)
Ol. Lyon (França) - Anderlecht (Bélgica)
Celtic (Escócia) - Arsenal (Inglaterra)
Timisoara (Roménia) - Estugarda (Alemanha)
Panathinaïkos (Grécia) - Atlético de Madrid (Espanha)

Sem comentários: