quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ciclismo - 70º Volta a Portugal


Inicia-se hoje a 70.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que se irá disputar de 13 a 24 de Agosto. A prova mais importante do ciclismo nacional, que este ano tem o seu início algo tardio, em virtude da participação da selecção nacional de ciclismo nos Jogos Olímpicos de Pequim, começa em Portimão e terminará em Felgueiras. Devido ao estatuto internacional da Volta a Portugal, a União Ciclista Internacional não autoriza aumentar os dias de prova como desejava a organização, que gostaria de levar a prova outras regiões do país.

Na 70ª Volta a Portugal serão percorridos cerca de 1578 quilómetros. Os primeiros dias são mais favoráveis aos roladores, enquanto que à medida que se rumar para Norte, as montanhas surgirão. Nas etapas finais os finalizadores terão oportunidade de vencer ao sprint algumas etapas e por último, os contra-relogistas terão a sua prova de fogo na última etapa com uma “crono”, como já vem sendo tradição na Volta a Portugal.

Participarão 17 equipas na 70.ª edição da prova - Equipas participantes:

PROTOUR: Scott-American Beef (Esp), Cofidis (Fra) e Lampre (Ita).

Continental Profissional: Benfica (Por), Contentpolis-Murcia (Esp), Extremadura (Esp), Karpin-Galicia (Esp), Agritubel (Fra), Ceramica Flaminia-Bossini Docce (Irl), Garmin-Chipotle (EUA) e Barloworld (GBr).

Continental: Barbot-Siper (Por), CC Loulé (Por), Fercase-Rota dos Móveis (Por), Liberty Seguros (Por), Madeinox-Boavista (Por) e Palmeiras Resort-Tavira (Por).

Recorde-se que a equipa LA-MSS foi excluída da Volta a Portugal por suspeitas de prática organizada de doping no seio da mesma. Já a equipa espanhola Scott-American Beef (antiga Saunier Duval) e a britânica Barloworld, onde alinha o português Hugo Sabido, apesar de corredores destas equipas terem acusado positivo em controlos anti-doping na última edição da Volta à França, foram aceites na prova portuguesa.

Os principais favoritos à conquista da 70º edição da Volta a Portugal passam por: Ruben Plaza (Benfica), vice-campeão espanhol de contra-relógio em 2006; O seu colega de equipa, José Azevedo e Cândido Barbosa, que nas três últimas edições da prova alcançou o pódio; Hector Guerra, chefe-de-fila da Liberty Seguros e vencedor da Volta ao Alentejo; o jovem português Tiago Machado (Madeinox-Boavista) vice-campeão português de fundo e de contra-relógio; O argentino Martin Garrido (Palmeiras-Tavira); O espanhol Francisco Mancebo (Fercase-Rota Móveis), quarto classificado no Tour e na Vuelta em 2005; David Bernabéu (Barbot-Siper) e David Blanco (Palmeiras-Tavira), vencedores da corrida portuguesa em 2004 e em 2006, respectivamente; e Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), último português a ganhar a Volta a Portugal (2003) e recém-chegado de Pequim, onde obteve o 28.º posto na prova olímpica de fundo.

DJ

Sem comentários: