sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Portugueses Olímpicos VII

Mais um dia com portugueses em acção.
Na Natação, o nadador português Fernando Costa, que participa nos 1500 metros livres, não logrou o apuramento para a final, obtendo o tempo de 15.26,21 minutos, não conseguindo também bater o recorde nacional. O atleta português classificou-se no 29º lugar da geral.
No mar, hoje foi dia de estreia da dupla Afonso Domingos e Bernardo Santos, que participam na classe Star. A dupla portuguesa entrou em grande conseguindo desde já o 3º lugar na primeira e única regata do dia (o vento voltou a fazer das suas...), ficando assim classificados no 3º lugar da geral, apenas atrás da dupla sueca e alemã.
O velejador Gustavo Lima, que compete na classe Laser, teve um dia mau, ficando em 25º lugar na regata do dia, fazendo com que descesse na classificação geral, passando do 3º lugar, para o 5º lugar, estando a 10 pontos do líder britânico Paul Goodison.
Na classe 470, a dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes, terminaram a regata do dia de hoje, a sétima da competição, em 9º lugar. Este resultado fez com que a dupla subisse na classificação geral ocupando agora o 3º lugar.
João Rodrigues, o representante português na classe RS:X, terminou a regata de hoje no lugar. O velejador português acabou por descer uma posição na classificação geral, ocupando agora o 14º lugar.
A dupla portuguesa da classe 49er, Francisco Andrade e Jorge Lima, ainda não competiram no dia de hoje.
No Remo, a dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes, não logrou o apuramento para a final, ficando em 6º lugar da sua série, ficando com o tempo de 6.39,23 minutos. A dupla portuguesa atravessou os 500 metros em 5º lugar mas não aguentaram o ritmo e acabaram por cair para 6º. A dupla vai assim disputar a Final B, disputando um lugar entre o 7º e 12º.
Mas o dia de hoje fica marcado pelo começo das provas de atletismo com muitos atletas portugueses em acção.
O primeiro a entrar em acção foi Marco Fortes, no Lançamento do Peso. O atleta português, estreante em Jogos Olímpicos, não conseguiu apurar-se para a final, ficando no 38º lugar da classificação geral, com 18,05 metros.
Nos 100 metros, Francis Obikwelu já entrou em acção, já estando apurado para as meias-finais. Na primeira eliminatória o atleta português ficou em 1º lugar com o tempo de 10,25 segundos, garantindo a passagem à eliminatória seguinte. Pouco depois, Obikwelu voltou a correr e garantiu a presença nas meias-finais dos 100 metros ao ser 3º na quarta série com o tempo de 10,09 segundos.
Nos 800 metros, foi Carmo Tavares a representante portuguesa. A atleta correu na sexta e última série garantindo o tempo de 2.01,91 minutos, ficando nos lugares de repescagem. Apesar do bom tempo, a atleta não conseguiu o apuramento para a eliminatória seguinte, ficando afastada da competição, classificando-se no 21º lugar da geral.
Nos 3000 metros barreiras estiveram três portuguesas em acção: Clarisse Cruz, Jessica Augusto e Sara Moreira, cada uma em séries diferentes. Clarisse Cruz foi a primeira a entrar e a cção ficando em 15º na sua série com o tempo de 9.49,45 minutos, e não conseguindo o apuramento para as meias-finais. Depois foi a vez de Jessica Augusto correr, ficando em 5º lugar na sua série com o tempo de 9.30,23 minutos. A atleta teve algum azar à passagem da vala de água tendo ficado atrapalhada com várias as atletas a tentarem ganhar posição para o final da prova e acabou por atrasar-se não conseguindo o apuramento para as meias-finais. Jessica Augusto também estava inscrita nos 5000 metros mas decidiu não participar na prova. A última atleta a entrar em acção foi Sara Moreira, tendo ficado em 10º lugar da sua série com o tempo de 9.34,39 minutos, mas não conseguiu também o apuramento para as meias-finais.
O último a entrar em acção foi Edivaldo Monteiro. O atleta português competiu nos 400 metros barreiras terminando em 6º lugar da sua série com o tempo de 49,89 segundos, que foi a melhor marca do ano do atleta. Apesar deste tempo, Edivaldo Monteiro não conseguiu apurar-se para as meias-finais, ficando no 20º lugar na classificação geral.

JD

Sem comentários: