terça-feira, 12 de agosto de 2008

Portugueses Olímpicos IV

O atirador João Costa, líder do ranking mundial de Pistola Livre a 50 Metros, não conseguiu melhor que o 33º lugar nestes Jogos Olímpicos, com 549 pontos. O atleta até começou bem o desafio mas acabou por acusar a pressão e quedou-se por um lugar bastante abaixo das expectativas.
No judo, João Neto, campeão europeu em título na classe -81 quilos, ficou-se pelo 9º lugar depois de perder o combate nas repescagens com o polaco Robert Crawczyk. O português até começou bem a competição, vencendo três combates frente ao cubano Óscar Cardenas, ao albanês Edmond Topalli e ao georgiano Saba Gavashelishvili. Depois calhou a sorte de defrontar o campeão asiático, o coreano Jaebum Kim, e o português acabou eliminado no ponto de ouro do prolongamento por, segundo os árbitros, falta de combatividade. Nas repescagens, João Neto perdeu com o polaco Robert Crawczyk e quedou-se pelo 9º lugar da geral.
No mar, Gustavo Lima, velejador da classe Laser que se estreou hoje, acabou o dia em 4º lugar da geral. Na primeira regata do dia, Gustavo Lima foi 5º, e na seguinte regata, o velejador obteve um 8º lugar, resultando no 4º da geral, com 13 pontos, os mesmos do 3º classificado, o argentino Julio Alsogaray. Excelente início do velejador português.
Na classe 470, a dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes desceram na classificação geral, ocupando agora o 6º lugar. A dupla começou o dia com um 15º lugar na terceira regata, ja quarta regata, a dupla redimiu-se e conseguiu terminar no 6º lugar. É também em 6º lugar que se encontram na classificação geral, com 31 pontos.
Na classe RS:X, o velejador João Rodrigues rectificou o mau início de competição e conseguiu subir na classificação gerla ocupando agora o 13º lugar. Na primeira regata do dia, o português logrou um 10º lugar, e na regata seguinte, conseguiu melhorar, obtendo o 8º posto, que lhe permitiu subir na geral.
Já no Remo, a dupla Nuno Mendes e Pedro Fraga, conseguiram o apuramento para as meias-finais, vencendo a sua série nas repescagens. A dupla de remadores não começou muito bem a partida, mas nos últimos 500 metros conseguiram recuperar terreno, e venceram de forma concludente a sua série com o tempo de 6:39.07 minutos. A dupla apurou-se assim para as meias-finais tendo já alcançado o objectivo de se encontrarem entre os 12 melhores, e de conseguirem também a melhor prestação portuguesa de sempre nesta prova.
Na Natação, Tiago Venâncio, que já havia participado nos 200 metros livres, desta vez a disputar os 100 metros livres, não conseguiu passar às meias-finais, ficando 7º lugar na quinta série e abaixo do recorde nacional com o tempo de 50,30 segundos, e acabou no 45º lugar da classificação geral.
Sara Oliveira, que também já havia participado noutra prova nos Jogos, mais concretamente nos 100 metros mariposa, disputou desta vez os 200 metros mariposa e efectua uma excelente prestação, voltando a bater um recorde nacional com o tempo de 2.10,14 minutos. A atleta ficou em 3º na terceira série, não conseguindo apurar-se para as meias-finais por apenas meio segundo, ficando assim com o 19º lugar na classificação geral.
Outro nadador português em acção no dia de hoje foi Carlos Almeida, nos 200 metros bruços. O atleta foi uma das surpresas do dia ao efectuar uma excelente prestação na sua série, ficando mesmo em 1º lugar com um corpo de avanço em relação ao segundo classificado e batendo o recorde nacional de José Couto, com o tempo de 2.13,34. Apesar disto, o português não se conseguiu qualificar para as meias-finais, ficando com o 32º melhor registo.

JD

Sem comentários: