domingo, 10 de agosto de 2008

Portugueses Olímpicos II

Segundo dia dos Jogos Olímpicos com Portugueses em acção. Grande notícia deste dia acabou por ser o afastamento precoce da judoca Telma Monteiro, na categoria de -52 quilos. A atleta portuguesa, uma das medalháveis, entrou bem na competição, mas sucumbiu à atleta da casa e bi-campeã olímpica Xiang Dong Mei (que voltou a conquistar o 1º lugar e a medalha de ouro). No primeiro combate de repescagem, a atleta nacional perdeu com a espanhola campeã europeia Ana Carrascosa, e voltou a ficar no 9º lugar, repetindo a classificação dos Jogos de Atenas, em 2004.
Pedro Dias, o outro judoca português que entrou em acção hoje, ficou-se também pelo 9º lugar. O atleta de 27 anos, estreante em Jogos Olímpicos, até entrou bem na competição ao vencer os dois primeiros combates (um deles até foi com o campeão mundial), mas acabou por perder o terceiro. Na repescagem para a medalha de bronze, Pedro Dias perdeu logo o primeiro combate com o italiano Nicola Casale, quedando-se então pelo 9º lugar.
O atirador Manuel Vieira da Silva, que ainda tinha a hipótese de se qualificar para a final, não conseguiu passar da segunda eliminatória e ficou eliminado eliminado da final da competição de Fosso Olímpico com Arma de Caça.
Na natação, Diana Gomes e Tiago Venâncio não melhoraram a participação portuguesa nestes Jogos, ao serem eliminados nos seus estilos. Diana Gomes ficou em terceiro na sua série mas não logrou a passagem às meias-finais dos 100 metros bruços, com o tempo de 1.10,12 minutos. A atleta ficou classificada em 26º lugar. Já Tiago Venâncio foi o último da 5ª série e também não conseguiu a passagem às meias-finais de 200 metros livres, ficando com o tempo de 1.50,24 minutos. Tiago Venâncio ficou classificado no 39º lugar.
No badminton, o português Marco Vasconcelos não conseguiu vencer o indiano Sridhar Anup e ficou afastado dos Jogos Olímpicos, perdendo por 21-16 e 21-14. Este jogo também foi o último do atleta que se despediu dos courts sem lograr uma vitória em nenhum dos Jogos que participou (Sidney, Atenas e Pequim).
Na Esgrima, mais concretamente no Torneio de Espada, o vice-campeão mundial de 2006, Joaquim Videira, venceu o no primeiro encontro o sul-africano Dario Torrente por 15-10, mas na ronda seguinte e frente ao polaco Radoslaw Zawrotiniak, que havia ficado isento na primeira eliminatória, não conseguiu vencê-lo, perdendo por 9-15, ficando assim pelos dezasseis-avos-de-final da competição.
No Remo, a dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes não lograram lograram o apuramento directo para as meias-finais, depois de terminarem no terceiro lugar da sua regata. Desta forma, a dupla terá de disputar a prova de repescagens.
Por último, os velejadores de 49er, Francisco Andrade e Jorge Lima estão bem classificados para conseguirem o apuramento para a Medal Race, onde se discutem os medalhados.

JD

Sem comentários: