segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Portugueses Olímpicos X

Ao décimo dia de Jogos Olímpicos, a primeira medalha para Portugal, Vanessa Fernandes é a "nossa" vencedora do dia.

A atleta portuguesa, Campeã Mundial e Europeia, Vanessa Fernandes conseguiu hoje arrecadar a primeira medalha (Prata) para a Comitiva portuguesa ao ficar em segundo lugar na prova de Triatlo.
Numa prova que foi muito renhida quer na natação, quer no ciclismo. Mas a veterana tri-atleta Emma Snowsill distanciou-se das concorrentes no início da prova de corrida e acabou por conseguir uma boa margem que lhe permitiu vencer, com o tempo de 1:58:27.
A atleta do Benfica chegou um minuto e seis segundos depois da australiana e conseguiu a 21ª medalha da História para Portugal Olímpico.

A outra esperança portuguesa, Nélson Évora, conseguiu como se esperava, a qualificação para a final da prova do Triplo Salto.
Apesar do primeiro salto ter sido nulo, o atleta luso conseguiu fazer no segundo 17,34 metros, 24 centímetros acima dos "mínimos" para a qualificação.

Antes, correu Arnaldo Abrantes nos 200 metros. O atleta português foi oitavo e último classificado na qualificação, com o tempo de 21.26 segundos, muito abaixo do seu recorde pessoal (20.48).

Vânia Silva ficou em 23º lugar no Grupo A da qualificação, e no 46º lugar da geral do Lançamento do Martelo.
Os 59,42 metros conseguidos apenas na terceira tentativa, depois de um lançamento nulo na primeira tentativa e 58,10 metros na segunda, estiveram longe do recorde pessoal da atleta, 68,82 metros, mesmo assim abaixo dos 71,50 metros exigidos para se apurar.

Na vela, a dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes, da classe 470, não foi além do oitavo e último posto na Medal Race, regata de atribuição de medalhas.
A dupla lusa apurou-se para a regata decisiva na sétima posição, mas o mau resultado nesta regata relegou os portugueses para o oitavo posto na geral, com 102 pontos.
A medalha de ouro foi para Austrália, com 44 pontos, a de prata foi para a Grã-Bretanha, com 75 pontos, com a França a fechar o pódio de bronze, com 78 pontos.

Na Canoagem, foi a vez de Emanuel Silva em entrar em prova nos Jogos Olímpicos.
O atleta luso de K1 1000 metros, conseguiu a quarta posição na série de eliminatórias, dentro dos sete lugares qualificáveis para as Meias-Finais.

O velejador da classe Laser, Gustavo Lima, terminou na terceira posição na fase de apuramento para a Medal Race, a realizar amanhã.
O português conseguiu subir do sexto para o terceiro posto na geral, depois de ter realizado uma prestação nas últimas regatas.
Com o ouro praticamente aos britânicos, o velejador pode ainda sonhar com as duas medalhas restantes.

Na classe Star, a dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos regressou à sexta posição da geral, depois de ontem terem caído para o nono lugar devido a uma penalização na única regata de ontem.
Os portugueses conseguiram o terceiro e quinto lugares nas regatas realizadas neste dia, e fica agora com 37 pontos, quando ainda faltam mais quatro regatas de qualificação para a Medal Race.

O velejador João Rodrigues, que à partida para o dia de hoje ocupava o 11º lugar na classe RS:X, fora dos qualificáveis, mas depois do terceiro e 13º lugares nas regatas de hoje, o português alcançou o nono lugar na geral.
O atleta luso está bem colocado para participar na Medal Race, apesar de já não ter aspirações a medalhas.

RS

1 comentário:

Anónimo disse...

vao po ********** seus filhos da ****