sábado, 16 de agosto de 2008

Portugueses Olímpicos VIII

Depois de mais um dia desportivo português em Pequim, o maior destaque vai para o afastamento do velocista luso-nigeriano Francis Obikwelu, nos 100 metros. Na segunda eliminatória de acesso à final, o velocista português não conseguiu ir além da sexta posição.
A prova ficou marcada pela falsa partida de Churandy Martina (que acabou por apurar-se para a final com o terceiro melhor tempo), que levou a que os atletas receassem uma nova penalização. Obikwelu, normalmente mais lento no arranque, foi assim afastado da final. Tyson Gay, um dos principais candidatos, também ficou afastado da final.
A final dos 100 metros realizada mais tarde foi ganha pelo jamaicano Usain Bolt, que fixou um novo recorde mundial de 9,69 segundos. O pódio ficou completo com Richard Thompson (Trindade e Tobago) em 2.º lugar e o norte-americano Walter Dix em terceiro.

Mas neste dia olímpico, os primeiros portugueses em entrar em acção foram os irmãos João e Sérgio Vieira, que na prova olímpica de 20km de Marcha ficaram em 32º e 45º lugares, respectivamente.
João Vieira que tinha ficado em 10.º lugar em Atenas, fez a prova em 1.25,05 horas, enquanto o estreante olímpico Sérgio demorou mais 4,46 minutos (1.29,51). A prova foi ganha pelo russo Valeriy Borchin.

Na primeira ronda de qualificação olímpica nos 3000m Obstáculos correu o português Alberto Paulo, que falhou o apuramento ao ficar em 11.º lugar.
O atleta madeirense foi o último português a conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim, e apesar da eliminação logo na primeira ronda, confirmou o estatuto de atleta com o 11.º melhor tempo, chegado à frente do espanhol Ruben Palomeque e do italiano Matteo Villani, que não terminou a prova.

No Salto com Vara, a portugesa Sandra Tavares não conseguiu melhor que saltar acima dos 4,30 metros, altura insuficiente para que conseguisse passar a fase de qualificação.
Com o recorde pessoal de 4,35 metros, a atleta passou facilmente os 4 metros (logo à primeira tentativa), os 4,15m e os 4,30m apenas à segunda tentativa, mas falhou nas três vezes nos 4,40m.
A portuguesa ficou a 30 metros e a 2o da última apurada, terminando a qualificação em 19.º lugar, num total de 36 atletas.

Os ginastas portugueses Ana Rente e Diogo Ganchinho, terminaram a qualificação em 16.º e 11.º lugar, respectivamente, falhando o apuramento para a finais de Trampolim.
Enquanto que Ana Rente ficou pela segunda série de exercícios, com apenas 31,60 pontos (27,10 na primeira série e 4,50 na seguinte), Diogo Ganchinho ficou perto da qualificação para a final, com 69,10 pontos (69,70 foi o último tempo apurado), que valeu-lhe o 11.º lugar na qualificação.

No Remo, dupla Pedro Fraga/Nuno Mendes conquistou este sábado o oitavo lugar na final B de LM2x, neste que foi o melhor resultado português nas Olimpíadas, na modalidade do Remo.
Apesar de terem falhado o acesso à final A, a dupla portuguesa não desanimou e conseguiu arrebatar o oitavo posto, cumprindo os dois quilómetros de prova em 6.28,47 minutos.

Os portugueses Jorge Lima e Francisco Andrade ficaram a um ponto do 10º lugar e falharam a qualificação para a Medal Race em 49er, depois de terminarem as 12 regatas (as últimas três foram canceladas), ficaram em 11.º lugar na geral.
À partida para as últimas três regatas, a dupla encontrava-se no 10.º lugar, mas nas regatas finais hoje realizadas, os portugueses apenas conseguiram um 11.º, um 13.º e um 12.º lugar, que acabaram por relegarar a dupla para o 11.º lugar, atrás da França.

Na classe Star, os Portugueses Afonso Domingos e Bernardo Santos cumpriraram a segunda e terceira regatas (a quarta foi adiada para este Domingo) e no final do dia ocupam o terceiro lugar na geral. Amanhã cumpre-se a quarta, quinta e sexta regata.

Álvaro Marinho e Miguel Nunes, na classe 470, classificaram-se para a Medal Race de Segunda-Feira, ao terminaram a fase de qualificação no sétimo lugar.
A dupla não realizou a primeira regata do dia (oitava) e foram penalizados em 30 pontos, mas conseguiram depois, um 10º e um 14º lugares nas seguintes regatas, totalizando 82 pontos no fim do dia.

João Rodrigues (RS:X) não competiu este sábado devido a adiamentos, mas Gustavo Lima (classe Laser) ainda realizou uma das três regatas agendadas para o dia de hoje, mas sem grandes resultados.
A quinta regata não correu bem para o velejador português da , que ficou na 17.ª posição, o que levo a que Lima perdesse dois lugares na geral, passando o quinto para o sétimo lugar. As duas regatas agendadas para hoje foram assim adiadas para Domingo.

RS

Sem comentários: