domingo, 3 de agosto de 2008

Portugal vence Mundialito

Portugal venceu hoje o seu segundo título de campeão do Mundialito de Futebol de Praia disputado na Praia da Rocha, Portimão, ao bater na última jornada o Brasil, num emocionante 5-4.
O Brasil começou melhor o jogo ao entrar na partida a vencer, com um golo de Buru logo no pontapé de saída. Durante todo o 1º Período, Portugal não conseguiu impor o seu jogo, e o Brasil mandou sempre mas sem nunca conseguir aumentar a vantagem no marcador.
O 2º Período começou melhor para a Selecção Nacional, que conseguiu encontrar-se e jogar o jogo à sua maneira, mas quem voltou a marcar foi o Brasil, depois de um erro de Bilro, ao qual André assistiu Betinho que aumentou a vantagem no marcador para 0-2. Parecia que mais uma vez Portugal não conseguiria vencer o Brasil. Surgiu então Madjer, que depois de uma assistência de Alan, marcou um golaço e reduziu a desvantagem no marcador para 1-2. Alguns minutos depois, Portugal voltava a marcar e a igualar o marcador: depois de um passe de mágico, executado por Belchior, Madjer, de pé esquerdo, voltou a bater Mão e a pôr as bancadas em delírio. Chegou-se assim ao fim do 2º Período.
O 3º Período iniciou-se logo com um golo de Portugal, remate forte de Madjer no pontapé de saída, ao qual Mão se opoem, mas na recarga, Bilro coloca Portugal a vencer pela primeira vez no jogo. O Brasil carregou então no acelerador e voltou a atacar a baliza defendida por Paulo Graça. Foi então que Portugal ia para o ataque: Alan perde a bola e fica estendido no chão, e no contra-ataque, o Brasil volta a igualar a partida com um auto-golo de Bilro, depois de um remate de Bueno. Portugal não esmoreceu, e eis quando que, a um minuto e 20 segundos do final do 3º Período, e depois de uma falta de Júnior Negão (que jogou a bola com a mão), Madjer, na marcação do livre directo, remata uma bomba para o interior da baliza de Mão, que ainda esboçou a defesa, mas incapaz de deter o remate. Portugal vencia então por 4-3. Quando parecia que Portugal iria levar de vencida esta formação brasileira, Buru, na marcação de um livre directo, e contando com a preciosa ajuda da areia, volta a empatar a partida a 22 segundos do fim. Parecia então que o jogo iria a prologamento. Mas no reatamento, Madjer, com mais uma bomba, coloca Portugal a vencer por 5-4 e a um pequeno passo de derrotar o Brasil. Até final, Portugal conseguiu aguentar e levar de vencida esta formação brasileira que não perdia à 76 (!) jogos.

No outro jogo, a Argentina venceu a Fraça por 2-0, com os golos a aparecerem apenas no último período do jogo. Argentina conquistou assim o 3º lugar no Mundialito e o último lugar do pódio, enquanto que a França volta para casa com um 4º lugar.

Foram ainda atribuídos prémio individuais para: Melhor jogador do Mundialito (Madjer), Melhor marcador do Mundialito (Madjer [8 golos]) e Melhor guarda-redes do Mundialito (Mão [Brasil]).

De destacar que este Mundialito foi o último disputado pelos dois grandes capitães de Portugal e Brasil: Hernâni e Junior Negão, que se despediram da modalidade depois de 13 anos de entrega e liderança das suas selecções.

JD

Sem comentários: