segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Análise da Participação Olímpica

Depois de uma semana de férias que todo o grupo d'O Mais Credível gozou, viemos agora fazer uma análise a frio da participação olímpica portuguesa.
O melhor da participação olímpica portuguesa foi claramente Nélson Évora. O atleta do Triplo Salto conseguiu a proeza de se sagrar campeão olímpico numa disciplina técnica, onde Portugal nunca antes havia conseguido uma medalha. Évora conseguiu com toda a sua calma e honestidade, conseguiu "calar" Phillips Idowu que meses antes havia dito que ia "arrasar toda a concorrência". Claro que temos também de destacar Vanessa Fernandes, que conquistou a medalha de prata no triatlo. A ateta era uma das favoritas a uma medalha e provou-o com uma grande exibição nos Jogos Olímpicos de Pequim. Há que destacar a grande prestação dos velejadores portugueses: Gustavo Lima em Laser, que mais uma vez ficou "às portas" de uma medalha, depois do 6º lugar em Sidney, do 5º lugar em Atenas e agora do 4º em Pequim. Em três participações olímpicas, teve sempre direito a diploma. É uma grande velejador!; Afonso Domingos e Bernardo Santos em Star, terminaram em 8º lugar e também tiveram direito a um diploma olímpico; Álvaro Marinho e Miguel Nunes em 470, ficaram no 8º lugar da classe e também tiveram direito a diploma olímpico. Apesar de não terem chegado à Medal Race, também temos de destacar Jorge Lima e Francisco Andrade em 49er, ficando no 11º lugar da geral, e ainda João Rodrigues em RS:X, que também terminou em 11º lugar da geral. Também temos de destacar a dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes em Remo. A dupla não chegou à final, mas ficou no 8º lugar da geral, tornando-a na melhor participação portuguesa de sempre nesta modalidade. De destacar também duas atletas da Marcha: Ana Cabecinha e Vera Santos, que se quedaram no 8º e 10º lugares respectivamente, com direito a diploma olímpico. Por último, destacamos também a participação de António Pereira, alcançando o 11º lugar da geral com o tempo de 3:48.12 horas e batendo mesmo o recorde nacional.

Por outro lado, temos de destacar negativamente a prestação de Naide Gomes. A atleta, que era considerada a grande favorita, não conseguiu sequer o apuramento para a final, tornando estes Jogos Olímpicos num grande fracasso.


O Mais Credível

Sem comentários: