domingo, 28 de setembro de 2008

Benfica vence dérbi!

Grande jogo no Estádio da Luz com uma equipa do Benfica bem organizada e aguerrida a levar de vencida a equipa lenta e sem ideias do Sporting, por 2-0.
O Sporting até entrou melhor no jogo com Djaló a avisar o Benfica logo aos 58 segundos ao desmarcar-se nas costas de defesa benfiquista, mas deixou-se apanhar e rematou já pressionado e por cima da baliza defendida por Quim. Logo a seguir veio a resposta do Benfica, com um remate de Cardozo ainda longe da baliza, mas com a bola a rasar a barra da baliza de Rui Patrício. A partir daqui o jogo acalmou e só voltou a haver acção digna de registo, quando aos 19 minutos, Maxi Pereira combinou bem com Ruben Amorim, e fez um cruzamento remate para a área, onde Nuno Gomes tentou emendar mas falhou o alvo. O Sporting respondeu logo de seguida com Postiga a rematar forte, mas com Quim a opôr-se bem, com uma grande defesa. O Sporting voltou a tentar fazer algo do jogo mas Sídnei, com uma grande exibição, com dois grandes cortes (23' e 28'), conseguiu evitar que houvesse maior perigo para Quim. Perigo novamente aos 36 minutos, quando na sequência de um canto a favor do Benfica, a bola sobra para a entrada da área, onde Reyes remata forte, um remate que levava selo de golo mas que Abel cortou com a cabeça. Até ao intervalo, só há a destacar mais dois lances de perigo: aos 40 minutos, um cruzamento de João Moutinho para a área, mas que Miguel Vítor cortou de forma espectacular quando Djaló já se preparava para rematar; e ao primeiro minuto de descontos, mesmo à beira do intervalo, aconteceu o lance de maior polémica na Luz, ainda aquele que foi o maior erro da arbitragem de Duarte Gomes, penalti por marcar a favor do Benfica, quando Yebda na grande área é puxado ostensivamente por Postiga, mas o árbitro não marcou, ficando desta forma por assinalar a infracção com direito a uma grande penalidade a favor dos encarnados.
No começo da 2º Parte, Quique Flores deixou no balneário Ruben Amorim e fez entrar Katsouranis, substituição essa que foi preponderante na partida. O Benfica ficou mais mandão no jogo e começou logo de início a avisar o Sporting, com um grande remate de Jorge Ribeiro que Rui Patrício correspondeu com uma boa defesa. Aos 51 minutos, foi a vez de Nuno Gomes cruzar para a área, onde Cardozo, à meia-volta, rematar à baliza mas o remate saiu fraco e à figura do guarda-redes leonino. Aos 60 minutos, Quique resolve fazer outra substituição e que viria de novo a ser preponderante, saiu o capitão Nuno Gomes e entrou Aimar. E a resposta não se fez esperar, aos 67 minutos, jogada de entendimento entre Reyes e Aimar, com o espanhol a rematar forte com o pé esquerdo, não dando hipóteses a Rui Patrício. Estava assim feito o 1-0 na Luz. Grande golo do Reyes. Paulo Bento tentou responder com a entrada de Derlei e a saída de Postiga, mas a substituição foi infrutífera. A equipa do Sporting tornou-se então mais agressiva, fazendo muitas faltas. Uma dessas deu o segundo golo do Benfica. Aos 71 minutos, falta junto à bandeirola de canto do meio-campo do Sporting, Carlos Martins marcou o livre, e na área, Sídnei com uma cabeçada fulminante, fez o 2-0 para o Benfica e sentenciava praticamente o jogo.
Até final do jogo, apenas a destacar mais dois lances de perigo. Primeiro por Cardozo, aos 78 minutos, na cobrança de um livre, rematou forte mas a bola saiu à figura de Rui Patrício. E depois apenas ao terceiro minuto de compensação o Sporting conseguiu responder, com Djaló a entrar na área e a rematar forte, mas com Quim a responder bem com uma boa defesa.
Vitória justa do Benfica que secou completamente um Sporting lento, tristonho e sem ideias.

Noutros jogos do dia de ontem, o Braga recebeu a Naval, mas não conseguiu vencer acabando o jogo com um empate 1-1, com golos de Meyong aos 15 minutos, e de Bruno Lazaroni aos 82 minutos. E ainda o Vitória de Setúbal recebeu e venceu o Rio Ave por 1-0, com o golo solitário a pertencer a Ricardo Chaves aos 65 minutos de jogo.
Já hoje, o Marítimo recebeu e venceu a Académica por 2-0, com golos de Marcinho aos 42 minutos, e de Djalma aos 89 minutos. E o Nacional, que caso vencesse passaria a ser o líder isolado da Liga Sagres, recebeu o Estrela da Amadora, mas não conseguiu vencer, perdendo mesmo o jogo por 1-2. Para o Nacional marcou Nené, somente no segundo minutos de descontos da 2ª Parte, e para o Estrela da Amadora marcou e bisou o veterano Luís Vidigal aos 21 e 70 minutos.

JD

Sem comentários: